Home > Notícias

Governo monitora comunicações nos EUA

Com a cooperação de empresas de telecomunicações, a National Security Agency tem espionado comunicações de voz e web nos EUA

IDG Now!

26/12/2005 às 15h12

Foto:

A NSA (National Security Agency) dos Estados Unidos  tem espionado todas as comunicações por internet e telefone que entram e saem do território norte-americano. A estratégia faz parte de um programa de cooperação com grandes companhias de telecomunicações, revela uma reportagem do jornal The New York Times.

A notícia veio à tona uma semana após a equipe do presidente dos EUA, George W. Bush, ter reconhecido a existência de um programa de rastreamento doméstico, ressaltando que a prática se limitava a pessoas com supostas ligações com grupos terroristas. No entanto, as fontes consultadas pelo NYTimes disseram que o programa seria mais abrangente.

Trabalhando diretamente no centro das redes de comunicações dos Estados Unidos, a NSA seria capaz de monitorar qualquer tráfego registrado nas redes do país, incluindo mensagens de e-mail, instant messaging e até chamadas telefônicas.

Rumores sobre tal prática começaram a surgir no início deste ano, mas as companhias que controlam os backbones das redes de comunicações nos Estados Unidos não fizeram qualquer comentário a respeito.

Em junho deste ano, o jornal Washington Post investigou um projeto do governo apelidado de "Wormhole", que envolvia a integração de sistemas da NSA com switches de grandes provedores de acesso à internet para captura e análise de tráfego.

A legalidade de tal estratégia da inteligência norte-americana permanece sem esclarecimentos. A administração Bush já foi severamente criticada por autorizar o uso de escutas telefônicas contra suspeitos de terrorismo, sem a necessidade de autorização judicial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail