Home > Notícias

Os 50 melhores aparelhos dos últimos 50 anos

O Walkman, o iPod e o radinho de pilha estão entre os dez primeiros da lista de dispositivos high tech revolucionários elaborada por PC WORLD

IDG Now!

26/12/2005 às 17h14

Foto:

Vivemos na era de ouro dos eletrônicos portáteis. Não acredita? Olhe seus bolsos. Há grandes chances de que você esteja carregando um tocador de música, um organizador eletrônico, um HD portátil do tamanho de um chaveiro, uma câmera digital ou um celular que combina algumas ou todas essas funções. E você provavelmente teria dificuldades em viver sem eles.

A PC World, que não só testa, mas vive e respira essas pequenas maravilhas da tecnologia, elegeu os 50 melhores portáteis dos últimos 50 anos. As regras para a seleção foram: o dispositivo teria que ser relativamente pequeno e antecessor de produtos hoje cobertos pela revista.

Cada aparelho foi avaliado pela sua utilidade, design, grau de inovação e influencia nos dispositivos que surgiram depois, além de uma variedade subjetiva batizada de "cool factor" (fator legal).

Confira abaixo os 10 melhores portáteis das últimas cinco décadas e clique aqui para ver a lista completa (texto em inglês).

1. Walkman TPS-L2 (1979)
Sony Walkman TPS-L2Estes aparelhos, que hoje são considerados ultrapassados e baratos, praticamente inauguraram o conceito de eletrônico pessoal. Com medo de que fossem considerados egoístas, os primeiro walkmans da Sony vinham com entrada para dois fones, embora hoje ninguém ache estranho ver alguém andando sozinho com seus fones.

2. iPod (2001)
Apple iPodSe o walkman é o rei dos eletrônicos portáteis, o iPod, da Apple, é o príncipe regente. EM cada 10 tocadores de música digital vendidos até o meio de 2005, oito eram iPods, segundo o NPD Group.

3. ReplayTV RTV2001 e TiVo HDR110 (1999)
ReplayTV RTV2001 e TiVo HDR110Estes aparelhos, que não são tão conhecidos no Brasil, fizeram uma revolução na vida dos norte-americanos, permitindo a gravação do conteúdo da programação da TV em sinal digital e sua reprodução sem as inserções comerciais, adiantando ou retrocedendo a imagem.

4. PalmPilot 1000 (1996)
PalmPilot 1000O primeiro assistente pessoal digital captou o desejo do usuário: um dispositivo complementar - e não substituto - ao computador, simples, pequeno e prático.


5. CDP-101
(1982)
Sony CDP-101O primeiro tocador de CDs, este produto da Sony, marcou o início de uma era e o fim dos riscos e pulos característicos do disco de vinil.

6. StarTAC (1996)
Motorola StarTACO aparelho da Motorola foi o primeiro a estabelecer que o design importa tanto quanto as funcionalidades, abrindo caminho para uma enxurrada de celulares estilosos.
 
7. Video Computer System (1977)
Atari Video Computer System.jpgO equipamento da Atari transportou os games do mundo do arcade para casa das pessoas. Consagrou jogos como Space Invaders e Pac Man.

8. SX-70 Land Camera (1972)
Polaroid SX-70 Land CameraA primeira câmera a revelar fotos 60 segundos após serem tiradas até hoje, 30 anos depois, este modelo da Polaroid, ainda encanta pelo design.
 
9. DiskOnKey (2000)
M-Systems DiskOnKeyPor 20 anos, a morte do disquete foi anunciada, mas só há cinco anos surgiu o primeiro dispositivo capaz de armazenar muito mais informação em uma capsula do tamanho de um dedo. É este aparelho da M-Systems

10. TR-1 (1954)
Regency TR-1O aparelho da Regency tirou o radio da prateleira e levou para o bolso. O produto não foi campeão de vendas, mas inspirou uma série de produtos similires que ajudaram a popularizar o então obscuro gênero musical chamado rock'n'roll.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail