Home > Notícias

Pioneer quer lançar drive Blu-ray em janeiro

Planos da companhia podem ser atrasados pela indefinição no sistema de gerenciamento de conteúdo e na escolha do logo do Blu-ray

IDG Now!

27/12/2005 às 16h31

Foto:

A Pioneer anunciou nesta terça-feira (27/12) que pretende lançar durante o evento International Consumer Electronics Show (CES) o primeiro drive para computador no formato Blu-ray Disc.

O dispositivo começa a ser vendido no Japão até o final de janeiro, mas depende de duas questões de licenciamento, segundo a fabricante.

O drive BDR-101A é compatível com mídias de uma camada de gravação BD-R (gravável) e BD-RW (regravável) e discos de duas camadas apenas para leitura BD-ROM. Também é compatível com uma ampla variedade de mídias DVD e pode gravar (DVD-R) e regravar (DVD-RW) discos, segundo a Pioneer.

A companhia planeja oferecer inicialmente o produto diretamente para os fabricantes de PCs do Japão para inclusão nos desktops e depois expandir a venda para outros países.

A previsão é de que os drives cheguem aos Estados Unidos ainda no primeiro trimestre de 2006, o que significa que computadores equipados com a tecnologia podem estar disponíveis no mercado no primeiro semestre do ano.

O drive terá interface ATAPI que oferece transferência de dados de 33 Megabytes por segundo.

A empresa não determinou o preço de venda do produto para o consumidor.

A Pioneer é a primeira a anunciar a data de lançamento do seu drive Blu-ray, embora a data de janeiro possa ser comprometida pelo atraso no licenciamento do sistema de gerenciamento de conteúdo ou no logo do Blu-ray Disc.

A incapacidade das comapanhias por trás do sistema de gerenciamento de conteúdo AACS (Advanced Access Content System) em completar seu trabalho já custou à Toshiba o adiamento dos seus planos de lançamento do aparelho de HD-DVD.

A AACS é formada por um grupo de empresas da indústria de eletrônicos e conteúdo, como IBM, Intel, Microsoft, Panasonic, Sony, Toshiba, The Walt Disney Co. e Warner Bros.

O grupo declinou diversas solicitações de entrevista para comentar o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail