Home > Notícias

Férias: softwares ajudam na manutenção do carro

Na hora de fazer a manutenção do veículo antes de cair na estrada, a internet pode ser uma mão na roda. Veja as dicas do IDG Now!

IDG Now!

27/12/2005 às 15h27

Foto:

Na hora de fazer a manutenção do veículo antes de cair na estrada, a internet pode ser uma mão na roda. Veja aqui algumas dicas de programas que ajudam o motorista a administrar seu carro.

De acordo com  uma pesquisa do site Webmotors, no Brasil, cada veículo em circulação exige, em média, 500 reais de serviços por semestre na chamada "manutenção corretiva". Se realizasse a manutenção preventiva, o motorista poderia reduzir o gasto para uma média de 80 reais a 190 reais, no mesmo período.

Com o Programa Agenda do Carro, criado pelo site WebMotors (www.webmotors.com.br), o internauta pode acessar uma lista de 32 itens que podem ser inspecionados gratuitamente por uma das 2.800 oficinas mecânicas cadastradas no Brasil.

O internauta pode imprimir a lista de manutenção ou recebê-la por e-mail e consultar a oficina mais próxima de sua casa para levar o veículo. Quando cadastrado no site, o motorista ainda é lembrado, via e-mail, das próximas trocas e manutenções necessárias em seu carro.

Manutenção de bolso

Os usuários de computadores de bolso que rodam o sistema operacional Palm OS também encontram programas gratuitos que administram desde gastos com combustível até o caminho mais econômico para um viagem.

No site da comunidade PalmBrasil (www.palmbrasil.com.br) é possível baixar aplicativos como o Gasosa Pro 3.9, que faz o controle completo do automóvel.

O programa, que também possui uma versão paga (15 reais), inclui as seguintes funções: cadastro de vários veículos; controle de abastecimento contemplando veículos FLEX ou bi-combustiveis; controle de trocas de itens como óleo, correias, filtros etc.; gráficos de gastos e kilometragem; e controle de informações como placa, chassi, renavam, seguradora, corretora, telefones de emergência, etc.

Já o Percurso 1.0 calcula o tempo e a média em quilômetros por hora, de determinadas distâncias - de casa para o trabalho e viagens. Ele permite que o motorista compare, por exemplo, o caminho mais rápido e mais econômico na estrada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail