Home > Notícias

Líderes da indústria de TI pintam cenário para 2006 no Brasil

Crescimento é a palavra de ordem e a economia deve colaborar para tal, segundo executivos de empresas do setor

Daniela Moreira - IDG Now!

29/12/2005 às 10h49

Foto:

Apesar de ser um ano de eleições presidenciais e Copa do Mundo, 2006 está longe de intimidar os altos executivos da indústria de Tecnologia da Informação. Crescimento é a palavra de ordem e a economia deve colaborar para tal, segundo os dirigentes de empresas como CA, McAfee, Oracle e Samsung.

Outra tendência apontada e celebrada pelos executivos é a redução do mercado informal, graças à estabilidade do dólar e à redução tributária de Pis/Cofins para a venda de desktops de até 3 mil reais.

Tecnologias como segurança, convergência e mobilidade despontam como principais apostas para 2006, e modelos de negócio como outsorcing e desenvolvimento de software para web também devem ganhar terreno.

Enquanto companhias de internet concentram-se na oferta de serviços inovadores ao usuário doméstico, o mercado de pequenas e médias empresas ainda deve ser desvendado.

Para responder o que 2006 reserva ao mercado, o IDG Now! apresenta aqui as expectativas, visões e planos das cabeças que comandam a mercado nacional de tecnologia.

 Jose Carlos Yazbek-120x120"O desafio para 2006 no Brasil é crescer a participação de mercado, que já é uma das maiores do mundo. A nova fábrica na Alemanha vai dobrar a capacidade de produção e entregar processadores com tecnologia de ponta, o que também deve aumentar a participação da AMD em servidores."

José Carlos Yazbek, gerente geral da AMD no Brasil

Vincenzo Dragone-120x120"A situação econômica é favorável, segundo diversos indicadores, e 2006 será o ano de mostrar que simplificar e unificar o gerenciamento de TI é o caminho para obter o melhor retorno dos investimentos."

 
Vincenzo Dragone, SVP e GM América Latina da CA

Rafael Steinhauser-120x120"Começamos com o pé direito. Houve um crescimento de 35% nas vendas realizadas na América Latina e o melhor desempenho foi o do Brasil, que cresceu 66% em relação a 2005. O grande desafio para 2006 será ampliar a penetração no segmento de SMB (Small and Medium Business)."

Rafael Steinhauser, presidente da Cisco Systems do Brasil

Raymundo Peixoto-120x120"A Dell espera reforçar sua posição de liderança, especialmente no SMB e nas grandes empresas. Estamos comprometidos com o mercado brasileiro e esperamos que as ações para aumento da competitividade e redução do mercado informal sejam ampliadas em 2006."

Raymundo Peixoto, diretor geral da Dell

Chu Tung-120x120"O foco continua nos mercados financeiro, de telecom e manufatura. A diferença na forma de atuar será subir na cadeia de cada indústria. Continuamos investindo, com a expectativa de criação de empregos para 2006, na região do ABC, interior de São Paulo e interior do Brasil."

Chu Tung, presidente da EDS no Brasil

Alexandre Hohagen-120x120"Nosso principal desafio será mostrar que o Google vai muito além daquela caixinha onde você consegue buscar informações."

 

Alexandre Hohagen, diretor geral do Google Brasil

Carlos Ribeiro-120x120"Crescimento acima da média de mercado, consistência, foco no cliente, time de alta performance, responsabilidade corporativa e investimento. Estas são as palavras de ordem para a HP em 2006."

Carlos Ribeiro, presidente da HP no Brasil

Oscar Clarke-120x120"Estamos entusiasmados com o compromisso do governo com a inclusão digital e com a adoção do WiMax. Entre 2004 e 2005, a Intel cresceu 60% no Brasil. Esperamos manter esta média."

 
Oscar Clarke, gerente geral da Intel no Brasil

Flavio Haddad-120x120"Novas safras de equipamentos serão introduzidas a partir do primeiro semestre de 2006 com a nova linha de desktops e notebooks. A economia nacional aponta para abertura de novos negócios e enfraquecimento do mercado cinza, fatores cruciais para o futuro da indústria de PCs."

Flavio Haddad, gerente geral da Lenovo Brasil

Marcio Lebrao_120x120"2005 foi um marco para a McAfee do Brasil, com a retomada do crescimento. Esperamos manter a média em 25%. O cenário econômico indica queda nas taxas de juros, o que refletirá em investimentos e o ano eleitoral pode significar boas compras pelo governo."

Márcio Lebrão, diretor-presidente interino da McAfee do Brasil

Enrique Ussher-120x120"O Brasil é um dos principais mercados para a Motorola. Tivemos um excelente desempenho em 2005 - vendas 15% maiores que no ano passado e consolidação de nossa liderança no mercado brasileiro de celulares - e esperamos manter os bons ventos em 2006."

Enrique Ussher, presidente da Motorola Brasil

Silvio Genesini-120x120"2006 consolidará várias tendências. Acredito que a próxima onda será a arquitetura voltada a serviços (SOA). O Linux tornou-se uma alternativa real nos servidores e deve crescer. Já, a valorização do real tornou a TI mais acessível. O software oferecido como serviço também ganhará terreno."

Silvio Genesini, presidente da Oracle do Brasil

Jose Roberto Campos-120x120"Temos investido forte nas linhas de áudio e vídeo, celulares e produtos digitais. A meta para 2006 é manter o ritmo de investimentos  e ser líderes em todas as áreas de negócios, com foco no crescimento da marca e expansão das linhas de produção e centros de pesquisa."

Jose Roberto Campos, vice-presidente executivo da Samsung

Cleber Morais-120x120"As aquisições da StorageTek, SeeBeyond e Tarantella; o lançamento da família Galaxy; a abertura do código-fonte dos nossos softwares e o crescimento do Java são alguns dos movimentos que garantirão a liderança do mercado no próximo ano."

Cleber Morais, presidente da Sun Microsystems

Orlando Barbieri-120x120"O ano 2006 marca o início de uma nova fase para a Symantec, com a finalização dos processos da fusão, além de oportunidades de traduzir o conceito da informação íntegra, mostrando às empresas a necessidade de assegurar e proteger seu bem mais valioso: a informação."

Orlando Barbieri, presidente da Symantec do Brasil

Fernando Madeira-120x120"Continuo vendo um crescimento muito acelerado da banda larga. Explosão da rede social, mais interatividade entre os usuários, plataformas multimídia, como fotologs, blogs, videologs. Esperamos um aumento de 50% em banda larga em 2006."

Fernando Madeira, diretor geral do Terra

Paulo Cesar Bonucci-120x120"Serviços de outsourcing e segurança continuarão sendo parte significativa do portfólio da Unisys e acenam como grandes oportunidades em 2006. Integração de sistemas, desenvolvimento offshore e mobilidade também serão destaques no próximo ano."

Paulo Cesar Bonucci, presidente da Unisys Brasil

Bruno Fiorentini-120x120"2006 é, mais do que nunca, um ano muito promissor para o Yahoo! Brasil. Temos inúmeros projetos de localização de produtos, como um novo e-mail mais fácil de usar e um serviço de busca que integra comunidades online - o Yahoo! Answers; e muito mais."

Bruno Fiorentini, presidente do Yahoo! Brasil

"Em 2006 continuaremos a focar no aprimoramento de nosso conteúdo e tecnologia para inovar, surpreender nosso usuário e estar sempre à frente do mercado. O próximo ano será voltado à qualidade dos serviços oferecidos pelo UOL, à variedade de aplicações oferecidas aos usuários e à segurança."

Luís Frias, presidente do Universo Online

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail