Home > Notícias

Empresa quer indenização de US$ 5 bi do Google

Rates Technologies acusa a gigante do mercado de internet de violar patentes no software de mensagem instantânea Google Talk

IDG Now!

02/01/2006 às 15h17

Foto:

A Rates Technologies Inc. (RTI), uma pequena empresa norte-americana que tem patentes usadas em ligações por voz na internet, mas não vende produtos, está pedindo uma indenização de 5 bilhões de dólares para o Google.

A empresa acusa o gigante do mercado de internet de violar suas patentes no software de mensagem instantânea Google Talk, de acordo com documentos apresentados à Justiça.

Segundo os documentos, o Google está usando duas tecnologias que são patenteadas pela RTI, mas não as licenciou.

As tecnologia usados pelo Google permitim reduzir os custos de ligações de longa distância no serviço de voz sobre IP no Google Talk.

"O ato errado do Googole provocou danos e continua a causar perdas irreparáveis à RTI", diz o documento entregue à Corte distrital de Nova York.

O Google foi notificado pela RTI sobre o infringimento das patentes e dado uma chance para que regularizasse a situação, mas se recusou a fazer o licenciamento, segundo o documento.

O porta-voz do Google, Steve Langdon, por e-mail, disse que a companhia acredita que a ação é "sem mérito" e vai lutar contra ela.
Elizabeth Montalbano - IDG News Service/EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail