Home > Notícias

Inventores melhoram som do MP3

País é o 5º país do mundo em número de celulares, atrás da China, Estados Unidos, Rússia e Japão

Ralphe Manzoni Jr., do IDG Now!

03/01/2006 às 19h14

Foto:

Os inventores de MP3 estão incrementando a música portátil com a introdução de duas melhorias no seu formato surround.

O Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados da Alemanha (Fraunhofer IIS) e France's Thomson adicionaram dois novos elementos: MP3 SX (MP3 Stereo eXtended), que transforma os arquivos em playback multicanal, e o Ensonido, que possibilita um som de MP3 Surround, por meio de fones de ouvido estéreo.

A Thomson irá demonstrar a novidade no Consumer Electronics Show (CES), nesta quinta-feira, em Las Vegas.

Segundo a companhia, o MP3 XS permite uma transição do som do stereo para o surround, permitindo que se escute os dois canais que contém o surround.

O Ensonido torna mais agradável o ato de ouvir música por meio dos fones de ouvido estéreos. A tecnologia é baseada em um modelo acústico que simula uma transmissão natural de sons multicanais dos alto-falantes ao ouvido humano.

O MP3 surround, desenvolvido em 2004 pelo Fraunhofer IIS junto com a Agere Systems e licenciado pela Thomson, permite alta qualidade de som com taxa de compressão comparável àquela usada atualmente para codificar o arquivo MP3.

Para fazer o download gratuito da demo do software com as duas melhorias, acesse: http://www.all4mp3.com.

Informações adicionais sobre MP3 Surround estão disponíveis aqui.

Mais informações sobre Ensonido, acesse aqui.

Mais sobre MP3

MP3 é um formato para armazenamento de som digital, utilizando um tipo de compressão de áudio que diminui o tamanho do arquivo com uma pequena redução na qualidade do som.

Pesquisas sobre a redução de arquivos de música foram conduzidas em 1980 por um grupo de cientistas da Karlheinz Brandenburg at Fraunhofer IIS. Eles desenvolveram o algoritomo MPEG-1 Layer 3, nome que foi reduzido a  MPEG Layer 3 e, mais tarde, se transformou em MP3.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail