Home > Dicas

Adeus ao spam

04/01/2006 às 17h32

Foto:

Um dos maiores entraves da internet que atormenta os usuários do correio eletrônico é o spam. É precisamente  neste terreno que o Outlook Express mais falha, já que não incorpora a mínima capacidade para lutar contra o spam. Isso não acontece com o Thunderbird, que vem armado com alguns filtros extraordinários. Em uma primeira etapa, devemos “ensinar” o Thunderbird a distinguir o que é lixo eletrônico do que não é. Este processo é realmente simples e costuma ser completado em poucos dias. À medida que o filtro é configurado, o bloqueio ao spam torna-se mais eficiente. A taxa de falsos positivos, correios legítimos classificados erroneamente como spam, é baixíssima. Os resultados que podem ser alcançados são surpreendentes: até  99,5% de spam detectados com 0% de falsos positivos.

Thunderbird segurança 3 - 200xPara iniciar o processo de configuração dos filtros anti-spam do Thunderbird, selecione Ferramentas / Anti-spam e , a seguir, na lista de rolagem Configurar spam para, selecione a conta para a qual você quer configurar o comportamento do filtro. Na seção Lista branca, você pode especificar que não sejam marcadas como lixo eletrônico as mensagens remetidas a partir de contas listadas na agenda de endereços que você selecionar. Na seção Tratamento, selecione o item Mover as mensagens recebidas e classificadas como spam para, de maneira que as conserve em uma pasta separada. Você pode revisar tal pasta de quarentena periodicamente para supervisionar o correto funcionamento do filtro. Na seção Log, clicando no botão Exibir log, você pode manter um registro de todas as operações realizadas sobre o spam recebido, embora normalmente não seja necessário.

Na ficha Filtro adaptável, certifique-se de que a caixa Identificar spam ao receber mensagens desta conta esteja selecionada. A não ser que você tenha uma boa razão, não clique no botão Excluir o treinamento, porque se perderia toda a aprendizagem realizada.

A partir daí, cada vez que você receber uma mensagem que identifique como spam, selecione-a e clique no botão Spam da barra de ferramentas. Outra possibilidade é selecionar Mensagem / Marcar / Como spam. Assim, o filtro vai aprendendo sobre o que deve considerar como lixo.

Você também deve revisar a pasta Spam, principalmente no início do treinamento, para ver se encontra algum falso positivo. Se isso acontecer, selecione-a e clique no botão Não spam localizado no painel de leitura do e-mail.

3. Proteção de senhas e contra JavaScripts

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail