Home > Dicas

Proteção de senhas e contra JavaScripts

04/01/2006 às 17h33

Foto:

Quando você configurar uma nova conta de correio, o Thunderbird solicitará todos os dados correspondentes a ela (endereço, nome do usuário, servidor, etc.), mas não pedirá a senha da conta até que comece a receber ou enviar e-mails. Nesse momento, na janela de digitação da senha, há a opção para armazenar a senha, que elimina a necessidade de redigitação. Mas, onde é guardada essa senha? Com que grau de segurança?

As senhas são guardadas em um depósito sem nenhum tipo de proteção, dentro da pasta do seu perfil pessoal. Se você selecionar Ferramentas / Opções / Avançado / Nomes de usuário e senhas e a seguir clicar no botão Organizar, poderá ver uma lista com todos os nomes de usuário cujas senhas se pediu que fossem  armazenadas. Para vê-las, basta clicar no botão Exibir senhas.

Thunderbird segurança 4a - 400x

Thunderbird segurança 4b - 200xFelizmente, você pode proteger as suas senhas se clicar no botão Senha mestre. Em primeiro lugar, selecione a caixa Use uma senha mestre para criptografar as senhas. Depois, clique no botão Modificar e aparecerá uma janela para digitação da senha principal. A partir de agora, antes de utilizar ou visualizar suas senhas guardadas, o Thunderbird sempre pedirá que você coloque a senha principal.

Atenção: se você esquecer a senha mestre, não poderá acessar as senhas guardadas. A partir da janela  Senha mestre você poderá reiniciá-la, clicando no botão Remover, mas serão perdidas também todas as senhas que haviam sido guardadas previamente, já que esta ação limpa todo o depósito.

Execução de scripts

Em uma decisão elogiável, a execução de scripts foi desativada no Thunderbird. Se, por algum motivo você precisar ativá-la, poderá fazê-lo a partir de Ferramentas / Opções / Avançado / Privacidade. Selecione a  caixa Permitir que mensagens usem JavaScript. Exceto para testes, não é recomendável ativar esta opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail