Home > Notícias

Sober pode atacar a partir da meia-noite

De acordo com a Sophos, é estimado que um em 14 e-mails na internet contenha o vírus, mas especialistas em segurança acreditam que o hacker pode escolher não atacar agora

IDG Now!

05/01/2006 às 12h02

Foto:

O worm Sober deverá sair de hibernação e poderá atacar computadores já infectados pela versão anterior a partir da meia-noite do dia 6 no horário de Greenwich Mean Time (GMT), ou seja, 22 horas pelo horário de verão de Brasília, de acordo com o fabricante russo de antivírus Kaspersky Lab.

De acordo com a Sophos, é estimado que um em 14 e-mails na internet contenha o vírus, mas especialistas em segurança acreditam que o hacker pode escolher não atacar agora. "Ainda não foi publicado nada nos websites," disse Carole Theriault, da Sophos. Mikko Hypponen, chefe executivo de pesquisa da F-Secure na Finlândia, concorda. "Devido todo o interesse em torno do sincronismo, é provável que o hacker atrase a ação para quando baixarem a guarda".

A ação poderá ser alarmante ou bem discreta, observa Theriault.  E a melhor maneira de os usuários se protegerem de um potencial ataque é assegurarem se possuem um antivirus, de acordo com especialistas. "Se você não tem antivirus, arranje algum e, se tiver, assegure-se de que ele está atualizado".

Depois que o código malicioso é executado, o worm se espalha para outras pessoas através de e-mails.

Muitas das versões anteriores do Sober espalhavam por e-mails que pareciam ser do FBI ou da CIA, além de terem vídeos de Paris Hilton e de Nicole Richie, estrelas de um reality show americano.

Hypponen não tem muita esperança de que as autoridades consigam deter o hacker, a quem se refere como "um homem armado e solitário", provavelmente residente na Alemanha ou na Áustria.

Enquanto a maioria de hackers produz vírus para algum benefício financeiro, o autor do Sober parece interessado somente em trabalhar para seu próximo ataque e divulgar sua propaganda, diz Hypponen. "É um jogo de gato e rato [com as autoridades ] que já acontece há dois anos," Hypponen observa. "Eu realmente espero que agora eles consigam pegá-lo."

Ele observou que muitos virus, não somente o Sober, quando atacam computadores, tipicamente desativam o antivirus e o firewall. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail