Home > Notícias

Microsoft antecipa correção de falha do Windows

Cinco dias antes do planejado, companhia divulga correção para grave brecha de segurança relacionada ao formato Windows Metafile (WMF)

06/01/2006 às 11h29

Foto:

Contrariando informações divulgadas pela própria companhia durante essa semana, a Microsoft resolveu soltar a correção para falha no formato Windows Metafile (WMF) nessa quinta-feira (05/01), cinco dias antes do planejado.

Empresas de segurança que se pronunciaram sobre o assunto descreveram a falha como "dia zero", porque hackers estão aproveitando para tirar vantagem dela enquanto não há correção ou técnica oficial para driblá-la.

A atualização, porém, impedirá que o sistema operacional seja vítima de algum cavalo-de-tróia ou ataque manual para a invasão do computador.

Inicialmente planejada para a próxima terça-feira (10/01), na chamada "Patch Tuesday" mensal, a correção precisava passar por uma bateria de testes para verificar problemas de compatibilidade com outras aplicações que utilizam o formato WMF, como o Windows Fax Viewer e o Windows Explorer.

"Os testes foram completados antes da data antecipada e a atualização está pronta para o lançamento", diz um comunicado oficial da Microsoft. Segundo o site da companhia, o arquivo já disponível para download, clique aqui.

A correção é aplicável aos sistemas Windows 2003 Server, Windows XP e Windows 2000 com Service Pack 4. Windows ME, 98 e 95, por não receberem mais suporte da Microsoft, não terão correções divulgadas.

Adicionalmente, a Microsoft adiantou que soltará outras duas correções na próxima terça-feira. Ambas são caracterizadas como críticas. A primeira afeta o sistema operacional Windows e a segunda, o Microsoft Office e o Microsoft Exchange. Nenhum detalhe adicional foi revelado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail