Home > Notícias

Macworld: Steve Jobs anuncia primeiro iMac Intel

CEO da Apple apresenta os novos iMac e MacBook com processador Intel Core Duo na abertura da Macworld, em São Francisco

IDG Now!

10/01/2006 às 19h54

Foto:

O presidente da Apple, Steve Jobs, é o centro das atenções na abertura da Macworld Conference & Expo, que ocorre na tarde desta terça-feira (10/01) em São Francisco, nos Estados Unidos.

No momento mais esperado da apresentação, Jobs contou com a presenta do CEO da Intel, Paul Ottelini, para apresentar a primeira linha de desktops e notebooks Macintosh com microprocessador Intel.

"Estamos um pouco adiantados no cronograma", comentou Jobs apresentando o novo iMac com chip Intel Core Duo, que começa a ser vedido hoje em versões com telas de 17 e 20 polegadas. A nova máquina promete ser três vezes mais rápida do que seu antecessor, garantiu Jobs. O design do iMac e os preços não mudaram, ressaltou.

Testes mostrados por Steve Jobs durante a palestra mostraram que o chip Intel de dois núcleos chega a ser mais rápido do que o G5.

O sistema operacional Mac OS X v10.4.4, que está presente nas novas máquinas, roda de forma natina no chip Intel, assim como os pacotes de aplicações iLife ?06 e iWork ?06.

Jobs indicou que os softwares Final Cut Pro e Aperture também serão nativos na plataforma Intel a partir de março. Quem já possui estes sistemas pode fazer uma atualização por 49 dólares.

A Quark também lança nesta terça-feira uma versão beta do QuarkXPress para Macs com Intel.

A Microsoft está trabalhando nos códigos que permitem a adaptação do pacote Microsoft Office e do comunicador Microsoft Messenger à nova plataforma da Apple.

Por enquanto, a companhia informa ter assegurado que os dois softwares rodem adequadamente pelo emulador Rosetta, que roda sistemas feitos para PowerPC na plataforma Intel.
MacBook

Outra revelação ao lado da Intel foi a nova linha de laptops MacBook Pro, marca que deve substituir a atual PowerBook.

O MacBook também possui processador Intel Duo Core, que deve rodar quatro a cinco vezes mais rápido do que o PowerBook G4, informou Jobs.

O MacBook possui um hardware mais fino do que o PowerBook G4 de 17 polegadas, pesando 2,5 quilos. O novo laptop possui tela LCD de 15,4 polegadas e a qualidade das telas Cinema Display da Apple.

O novo MacBook Pro inclui uma câmera embutida iSight, similar à utilizada em iMacs, bem como sensores infra-vermelhos para um controle remoto da Apple. O dispositivo permite a operação remota do Front Row, um software que transforma o Mac em um centro de mídia, apresentado pela primeira vez em 2005.

Embora comece a receber pedidos a partir de hoje, a Apple deve iniciar a distribuição do MacBook Pro em meados de fevereiro. O MacBook Pro com processador Intel de 1.67GHz custará 1.999 dólares e o modelo de 1.83GHz deve sair por 2.499 dólares nos Estados Unidos.

Balanço
Jobs iniciou a palestra fazendo um balanço da Apple. Segundo ele, a companhia possui 35 revendas abertas em todo o mundo e recebeu mais de 26 milhões de visitantes no período de natal, gerando uma receita de 1 bilhão de dólares no quarto trimestre do ano passado.

As vendas do tocador de músicas digitais, iPod, somaram 14 milhões de unidades no final do ano - uma média de 100 players por minuto -, o que representa um salto de 211% em relação aos 4,5 milhões de iPods vendidos no final de 2004. Desde seu lançamento, o gadget vendeu mais de 42 milhões de unidades no mundo.

Pegando carona no sucesso do iPods, a loja de músicas digitais, iTunes, vendeu 850 milhões de músicas, sendo 3 milhões por dia no final do ano, atingindo uma média de 1 bilhão de faixas vendidas online por ano.

A empresa também lançou um controle remoto para o iPod que permite que o usuário ouça estações de rádio enquanto usa o tocador. O controle está à venda a partir de hoje no mercado norte-americano por 49 dólares.

O CEO da Apple também aproveitou a apresentação para comentar uma aliança com a montadora Chrysler para lançar veículos das marcas Chrysler, Jeep e Dodge com iPods embutidos, este ano. Atualmente, 40% dos veículos vendidos nos Estados Unidos possuem opção de conexão com iPod.

Tiger
O dashboard do sistema operacional Mac OS X v10.4 (Tiger) já ganhou mais de 1.500 widgets.

O widget é o nome dado a aplicativos, normalmente escritos em linguagem Java, que oferecem serviços básicos e de forma fácil e integrada, como previsão do tempo, buscadores na web, relógio digital, verificador de e-mails, administrador de arquivos de fotos e imagens, calendário, bloco de notas, entre outros.

Hoje, a empresa ainda anuncia a versão mais recente do Tiger com atualizações no Dashboard, incluindo um novo widget do Google. Outros widgets são um placar de jogos da ESPN, reltórios, calendário, condições climáticas e uma integração com o Address Book do Tiger.

iLife'06
A empresa também anunciou o iLife '06, uma atualização substancial no pacote iLife com melhorias de performance e efeitos no iPhoto. O programa passa a armazenar 250 mil fotos digitais e conta com um novo sistema de edição em tela cheia.

Entre as principais mudanças do iLife está o 'Photocasting'. O serviço funciona como uma espécie de podcasting para compartilhar imagens pela internet com um só clique. As fotos podem ser atualizadas em uma conta .Mac e o usuário pode ter acesso usando uma ferramenta de Really Simple Syndication (RSS).

Já a nova versão do iMovie torna possível abrir mais de um projeto por vez e ganha novos efeitos de legenda em tempo real. Além disso, o lançamento do iPod Video permite a criação e a transmissão de videocasts para o pequeno player.

Finalmente, a empresa começou a oferecer suporte a outros sistemas de gravação de DVDs, além do iDVD. Com a nova função "Magic DVD" o usuário pode criar um DVD usando técnicas de arrastar e soltar arquivos, além de elaborar menus dos DVDs para telas wide-screen.

A apresentação de abertura da MacWorld foi encerrada na tarde de hoje mostrando uma imagem de Steve Jobs e Steve Wozniak, os fundadores da Apple, no 'Dia da Mentira' em 1976. Em 1º de abril deste ano, a Apple completa 30 anos de existência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail