Home > Dicas

Mantenha seu computador resfriado

Temperaturas muito altas podem fritar os componentes do seu equipamento. Veja como resolver problemas de superaquecimento

Kirk Steers - PCW/EUA

10/01/2006 às 17h00

Foto:

Temperaturas muito altas podem fritar os componentes do seu equipamento. Veja como resolver problemas de superaquecimento

Muitos computadores trabalham confortavelmente quando sua temperatura interna está entre 15 graus e 43 graus Celsius (verifique a documentação do seu sistema para encontrar a faixa de temperatura ideal). Temperaturas internas superiores a 43 graus podem levar ao limite circuitos delicados e contatos elétricos, o que pode encurtar consideravelmente a vida útil do computador. Discos rígidos são especialmente vulneráveis quando as temperaturas se elevam: a transferência de dados fica lenta, e a probabilidade de perda dos dados gravados no disco é maior. Então, veja aqui como superar o problema.

Evite altos e baixos –  Mudanças bruscas na temperatura são tão prejudiciais ao computador quando as altas temperaturas. E as maiores alterações na temperatura ocorrem quando você liga e desliga o equipamento. Então, deixe seu PC ligado, mas use os recursos de gerenciamento de energia para manter seus componentes internos tão resfriados quanto possível quando estão ociosos. 

Ouça os ventiladores – Para manterem-se refrigerados, os computadores sopram um constante fluxo de ar através do gabinete. O principal responsável por essa movimentação de ar é o ventilador da fonte de alimentação, embora alguns sistemas tenham um ventilador adicional instalado em seu gabinete. Mesmo em escritórios relativamente limpos, poeira pode se acumular na entrada desse ventilador e obstruir o fluxo de ar. Limpe o ventilador do computador e suas as entradas regularmente, especialmente se você ouvir um som diferente.

Muitas CPUs também têm um cooler, seja na forma de um ventilador ou de um dissipador de calor. Se o ventilador ou o dissipador de calor da CPU de seu computador parar de funcionar adequadamente, uma falha de CPU não vai tardar muito a ocorrer.

Um dissipador de calor precisa de um fluxo de ar constante para executar seu trabalho. Na maioria dos computadores, os ventiladores internos oferecem esse fluxo constante. Nunca retire a tampa do seu sistema enquanto ele estiver ligado. Removê-la pode baixar a temperatura geral do computador, mas pode também destruir os padrões internos de fluxo de ar que mantêm a CPU e outros componentes livres do superaquecimento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail