Home > Dicas

Screen saver ainda faz sentido?

Com a evolução dos monitores e a chegada das telas de cristal líquido, a razão para uso de protetores de tela sumiu - ou pelo menos mudou

Lincoln Spector - PC WORLD/EUA

12/01/2006 às 17h31

Foto:

Screen saver - 200xOs screen savers, ou protetores de tela, nasceram em razão da alta incidência de problemas nos antigos monitores CRT monocromáticos. Após algum tempo de uso, o fósforo da tela sofria desgaste e passava a deixar marcas, principalmente em regiões que exibiam sempre uma mesma cor ou imagem (por exemplo, a faixa azul da barra de ferramentas do Windows), num defeito conhecido como burn-in. Mas, com a evolução dos monitores, ainda faz sentido usar um screen saver? A resposta é talvez, mas não pelo mesmo motivo.

Em tese, mesmo o mais moderno monitor CRT fabricado atualmente pode sofrer o burn-in, mas eu não ouço falar de nenhum caso há anos. Monitores de cristal líquido (LCDs) não estão sujeitos a esse tipo de problema. Devemos admitir, é verdade, que as manchas são recorrentes em telas de caixas eletrônicos e quiosques multimídia de aeroportos ou shoppings centers.

Além disso, protetores de tela não geram economia de energia. Se é isso que você busca, use as configurações específicas para esse propósito existentes no Windows (clique com o botão direito do mouse no desktop, escolha Propriedades, clique na aba Proteção de tela e no botão Energia.

Uma utilidade interessante é configurar um screen saver protegido por senha. Nesse caso, seu computador será travado automaticamente quando você sair para almoçar ou estiver longe de sua mesa por muito tempo, evitando a ação de um possível intruso. Para isso, clique com o botão direito no desktop, selecione Propriedades, Proteção de tela, selecione o protetor preferido e marque a opção "Ao continuar, proteger com senha". Se você usa o Windows Me ou 98, terá de definir uma senha nesse momento, enquanto o XP e o 2000 usarão a mesma senha do login.

E, se este mundo ainda tem espaço para alguma frivolidade, há outra razão para o uso de protetores de tela: eles são divertidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail