Home > Notícias

Web rápida sem fio aproxima-se de padrão final

Grupo da indústria, que há tempos tentava chegar a um consenso sobre o padrão 802.11n, parece ter concordado em uma proposta de padrão

Computerworld

13/01/2006 às 14h21

Foto:

Um grupo da indústria que há tempos tentava chegar a um consenso sobre o padrão 802.11n IEEE de internet sem fio de alta velocidade parece ter concordado em uma proposta que pode formar a base do padrão final.

A proposta foi aprovada por unanimidade em uma votação online , segundo Bill McFarland, Chief Technology Officer da Atheros Communications, fornecedor de semicondutores que integra o grupo. Durante os próximos dias, o grupo vai finalizar o plano para apresentá-lo em um fórum em Kona, Havaí.

O padrão 802.11n é destinado à criação do próximo estágio das WLANs, e oferece velocidade de mais de 100 Mbps, além de suportar múltiplas aplicações de VoIP e vídeo. No entanto, o entendimento sobre as diretrizes do padrão tem sido turbulento. O grupo foi formado na metade do ano passado, mas até agora nenhuma proposta foi aprovada.

O documento em debate na quinta-feira adotou a abordagem do Enhanced Wireless Consortium (EWC), grupo formado em outubro do ano passado e que inclui Intel, Cisco e Antheros. Além da velocidade, os usuários poderão contar com uma melhoria significativa de qualidade no serviço de conexão, caso realmente o plano seja aprovado.

Pelos termos do acordo firmado na quarta-feira, o padrão 802.11n poderia utilizar múltiplas antenas tanto em pontos de acesso quanto clientes, a fim de aumentar a largura de banda e melhorar o alcance em 50%.

Apesar do avanço conquistado nesta semana, e mesmo se a proposta atingir 75% de aprovação no grupo de discussão que vai avaliá-la na próxima semana, o padrão não deverá ser formalmente lançado antes de 12 meses, de acordo com McFarland. No entanto, muitos fornecedores de soluções já podem utilizar o padrão para desenvolver projetos piloto.

A Aliança Wi-Fi, que certifica a interoperabilidade de produtos 802.11, não dá certificação a produtos Wi-Fi antes que um padrão IEEE seja formalmente adotado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail