Home > Notícias

Seagate apresenta HD de 160 GB para notebooks

Disco rígido é o maior já comercializado para computadores portáteis e utiliza nova tecnologia de gravação perpendicular

Martyn Williams - IDG News Service, Japão

16/01/2006 às 15h24

Foto:

A Seagate apresentou nessa segunda-feira (16/01) o que afirma ser o maior disco rígido para laptops, capaz de armazenar até 160 Gigabytes em dados com tamanho de 2,5 polegadas.

Segundo a fabricante, a capacidade de armazenamento só foi atingida por causa da nova tecnologia de gravação perpendicular de dados, na qual os campos magnéticos não ficam na posição horizontal (como nos discos rígidos atuais), mas na vertical, ocupando menos espaço físico.

A Seagate havia anunciado o drive ainda durante o ano de 2005, mas só agora está disponível no mercado. Até o final do ano, o objetivo é atualizar toda a linha de produtos com a nova tecnologia, o que aumentará significativamente a capacidade de armazenamento dos discos.

O novo drive, chamado de Momentus 5400.3, roda a 5,4 mil rpm (rotações por minuto) e terá duas versões - uma com interface Ultra ATA/100 e uma mais rápida, com interface Serial ATA. Até o momento, a Seagate não revelou preços sugeridos para ambos produtos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail