Home > Notícias

Rio investe R$ 8 milhões em acesso à internet

Em 2006, Estado destinará verba à integração de seus 92 municípios por meio de tecnologias de rede sem fio

IDG Now!

16/01/2006 às 12h44

Foto:

O Estado do Rio de Janeiro investirá 8 milhões de reais em 2006 para criar corredores digitais por internet sem fio que integração os 92 municípios fluminenses.

O projeto Infovia.RJ consiste no estabelecimento de uma infra-estrutura de comunicação de dados de alto desempenho que permite acesso a internet em banda larga e interliga órgãos estaduais, instituições de ensino e pesquisa e grupos organizados, viabilizando programas de inclusão digital e de acesso aos serviços de governo eletrônico.

O foco principal de investimentos da Infovia.RJ neste ano será a expansão do Projeto Município Digital e a formação dos corredores digitais entre os vários municípios que serão interligados por meio de tecnologias de rede sem fio.

De acordo com a presidente do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e de Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Tereza Porto, o Município Digital é a reedição em todo o território fluminense do Piraí Digital, infra-estrutura de transmissão de dados em alta velocidade implantada pioneiramente pela Prefeitura de Piraí e que contou com o apoio tecnológico da autarquia.

Além de Piraí, as cidades de Rio das Flores e Mangaratiba já possuem todas as suas repartições públicas, da sede da prefeitura às escolas, conectadas à internet por redes híbridas baseadas em tecnologia sem fio.

Entre as próximas cidades a serem contempladas com esse projeto estão Valença, Vassouras, Rio Claro e Barra do Piraí, cujas redes se somarão à já implementada em Piraí, formando o primeiro grande corredor digital do Estado, aproveitando as áreas já cobertas para ampliar o alcance da rede com menor custo.

Iniciado em outubro de 2004, o Infovia.RJ já realizou o cabeamento estruturado do prédio do Caerj (Centro Administrativo do Governo do Estado do Rio de Janeiro), no Centro do Rio, da unidade Maracanã do Proderj e do Palácio Guanabara e anexos.

Além disso, foram implementados 29 Centros de Internet Comunitária e equipamentos de comunicação de rede foram adquridos pelo Proderj.

Outras atividades realizadas incluem a contratação de serviços de mineração e limpeza de dados; a aquisição de servidores com tecnologia Blade; a contratação de serviços para implantação de nova tecnologia MPLS em toda rede de comunicação de dados do estado (links da Rede Governo); a contratação de serviços de segurança lógica para a Rede Governo; a implantação da nova solução de correio eletrônico para os órgãos da administração estadual; entre outros.

Até o fim de 2005, o total de aportes financeiros feitos pelo governo estadual no Infovia.RJ foram da ordem de 19,5 milhões de reais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail