Home > Notícias

Grupo que cria padrões da web faz 20 anos

O Internet Engineering Task Force, principal órgão de regulamentação de padrões da web, comemora duas décadas nesta segunda-feira (16/01)

Carolyn Duffy Marsan - Network World, EUA

16/01/2006 às 12h48

Foto:

O Internet Engineering Task Force (IETF), principal órgão para regulamentação e criação de padrões da internet, está completando 20 anos nesta segunda-feira (16/01).

Formado por um grupo igualitário de voluntários, o IETF consiste em um grupo de engenheiros empregados por, entre outras grandes empresas, Cisco, IBM e Microsoft e que, ao longo dessas duas décadas, criou muitos dos padrões subjacentes que fazem a internet trabalhar, incluindo os conceitos de roteamento, de e-mail, de serviços de diretório e de protocolos de telefonia.

Os líderes do IETF dizem que a maior realização do grupo é que os protocolos desenvolvidos permitem que a web continue a funcionar independente do gigantesco crescimento e da introdução de novos serviços.

"Apesar de todos os tipos de forças centrífugas, a tecnologia da internet permaneceu razoavelmente unificada e coerente durante o crescimento tremendo dos últimos 20 anos, das mudanças enormes em tecnologia da transmissão e na era da liberalização das telecomunicações", disse Brian Carpenter, membro do IETF e engenheiro da IBM.

"A maior realização do IETF tem sido manter o foco nas idéias unificadas, tais como o princípio ponto a ponto", complementou Carpenter. "O IETF não inventou aquelas idéias unificadas, mas as utilizou em seu trabalho de desenvolvimento de protocolo, tudo aliado a um certo pragmatismo".

Apesar dos muitos triunfos de engenharia, o IETF ainda é mais conhecido por sua transparência e individualidade no desenvolvimento de padrões.

"A maior força do IETF é a transparência'', disse Harald Alvestrand, funcionário da Cisco que conduziu o grupo de 2001 a 2005. Alvestrand diz que a transparência do IETF junto com o conhecimento de seus participantes resulta em padrões de alta qualidade.

História
O IETF realizou sua primeira reunião em 16 de janeiro de 1986, em San Diego (EUA), com 21 participantes. Já em março deste ano, o grupo realizará sua 65ª reunião em Dallas (EUA), e são esperados mais de mil participantes. Também será reconhecido, publicamente, o seu 20º aniversário durante a reunião.

O grupo criou muitos padrões importantes da indústria, incluindo o Border Gateway Protocol e o Open Shortest Path First para roteamento; Post Office Protocol e Internet Message Access Protocol para e-mail; Session Initiation Protocol para telefonia via internet e Lightweight Directory Access Protocol, para serviços de diretórios.

Outras tecnologias conhecidas do IETF são MPLS para a engenharia do tráfego, o protocolo da segurança IPSec usado em VPNs e a próxima geração de protocolos de Internet, conhecido como IPv6.

"O que nós fazemos é arquitetar a internet", disse Fred Baker, outro funcionário da Cisco que foi membro do IETF de 1996 a 2001. "E a internet ainda é um lugar divertido para trabalhar".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail