Home > Notícias

Opera e Bytemobile aceleram navegação no celular

A combinação do browser com a plataforma de aceleração da Bytemobile pode triplicar a velocidade do acesso à internet via celular

IDG Now!

17/01/2006 às 16h15

Foto:

A Opera Software anunciou, nessa terça-feira (17/01), uma parceria com a Bytemobile para garantir um acesso mais rápido para os usuários de internet via celular utilizando o browser Opera.

Com esse acordo, o navegador móvel da companhia será compatível com uma plataforma que será utilizada pelas operadoras de celular para acelerar o acesso de seus clientes, a Node Monaco, da Bytemobile.

A combinação do browser otimizado para celulares da Bytemobile e a sua plataforma de servidor podem duplicar e até triplicar a velocidade de navegação, de acordo com Timo Bruns, vice-presidente executivo de celulares da Opera.

Os sevidores da Bytemobile otimizam o conteúdo da internet através da compressão do arquivo como uma imagem, por exemplo, antes de ser exibido nos aparelhos manuais.

"Há aplicações como o Opera em que se pode visualizar a Web, mas o acesso ainda é difícil e lento," disse Bruns. Segundo ele, as operadoras procuram produtos como este para aumentar a velocidade de acesso e estimular o uso da internet pelo celular.

Com esse mesmo objetivo, a empresa liberou em dezembro o download gratuito de uma versão de seu navegador capaz de abrir versões miniaturizadas de websites em aparelhos que antes só conseguiam acessar páginas em WAP (Wireless Application Protocol).

Bruns acredita que a melhora da performance irá estimular operadoras a escolherem produtos da Opera, que ainda irão trabalhar em redes que não utilizam produtos da Bytemobile.

A empresa disse que o servidor é utilizado por mais de 60 operadoras ao redor do mundo, incluindo as asiáticas China Mobile Communications e NTT DoCoMo, e as européias Orange e Vodafone.
Nancy Gohring - IDG News Service, Irlanda

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail