Home > Dicas

Aumente a área útil

Há muitas maneiras de ver mais linhas de uma planilha, mais conteúdo de uma carta e mais pontos de uma imagem. Confira!

Scott Dunn – PCW/EUA

18/01/2006 às 18h47

Foto:

Está ficando sem espaço na área de trabalho? A maioria dos usuários de computador aceita o padrão de layout do Windows e de suas aplicações e, normalmente, reclama da falta de espaço para trabalhar com conforto em documentos, planilhas, fotos etc e da necessidade de recorrer com freqüência às barras de rolagem. Mas não precisa ser assim. Antes de comprar um monitor com polegadas extras e alterar a resolução da tela, siga as dicas abaixo para ampliar o espaço de trabalho nas janelas do Windows e de programas.

Alterne a barra de tarefas
A barra de tarefas ocupa espaço que você poderia usar para ver uma porção maior dos arquivos nos quais está trabalhando. Para alternar entre exibir ou não a barra de tarefas, clique nela com o botão direito e escolha Propriedades. Se estiver marcado Sempre Visível ou Manter a Barra de Tarefas Sobre as Outras Janelas (dependendo da versão do Windows), desmarque (imagem ao lado). A janela maximizada ficará maior. Você pode acessar a barra de tarefas pressionando Ctrl, Esc e, em seguida, apenas Esc ou a tecla Windows e depois Esc. Quando você retorna a uma janela aberta, a barra de tarefas se esconde de novo.

Se você preferir usar o mouse para exibir e ocultar a barra de tarefas, clique com o botão direito nela, escolha Propriedades, remarque Sempre Visível ou Manter a Barra de Tarefas Sobre as Outras Janelas e marque Ocultar Automaticamente a Barra de Tarefas ou AutoOcultar, de acordo com a versão do Windows. A barra de tarefas agora ficará fora da vista até você mover o mouse sobre esta borda da tela. Você pode usar esta opção junto com a técnica do teclado, mas não funciona no Windows 98.

Dica extra – Para fazer cada nova janela abrir maximizada, clique com o botão direito no ícone do programa, escolha Propriedades, abra a guia Atalho, selecione Maximizado na lista dropdown Executar e clique em Aplicar e em OK. Para comutar entre os tamanhos maximizado e normal, basta dar um duplo clique na barra de título da janela.

Mude de paisagem para retrato
Se você trabalha principalmente com planilhas e outros documentos largos, em formato paisagem, coloque a barra de tarefas na parte inferior da tela para que o espaço disponível restante seja mais largo do que alto. Por outro lado, se você trabalha freqüentemente com arquivos no formato retrato, como a maioria dos documentos de texto, arraste a barra de tarefas para a borda esquerda ou direita da tela. No XP, talvez você precise clicar com o botão direito na barra de tarefas e desmarcar Bloquear a Barra de Tarefas para poder arrastar e redimensionar.

Domine as barras de ferramentas, parte 1
As barras de ferramentas que adornam o alto do Windows Explorer, do Internet Explorer e dos aplicativos mais populares economizam muito tempo, mas, às vezes, consomem muito espaço. Na visão normal, o Windows Explorer e o Internet Explorer permitem que você determine quais barras de ferramentas ou menus verá no alto da tela ao clicar com o botão direito e escolher itens no menu contextual.

Para ampliar a janela de trabalho, coloque várias barras de ferramentas na mesma linha. Às vezes, você pode até fazer com que uma barra de ferramentas compartilhe a linha com a barra de menu. Na maioria das barras de tarefas, os botões que ultrapassam a borda da tela continuam disponíveis por meio de um menu que aparece quando você clica na dupla divisão. Experimente alguns arranjos de barra de ferramentas até encontrar um que apresente os botões e menus que você usa freqüentemente. Para remover itens desnecessários de muitas barras de ferramentas e acrescentar novas funções, clique com o botão direito na barra de ferramentas, escolha Personalizar e abra a guia Barra de Ferramentas. Enquanto você está na caixa de diálogo Personalizar, selecione Ícones Pequenos no menu drop-down Opções de Ícone, embaixo, para ter ainda mais espaço de trabalho.

Para desativar barras de ferramentas no Firefox, clique em Exibir/Barra de Ferramentas e desmarque aquelas que você não quer (imagem acima). Outra maneira é selecionar Personalizar e arrastar aquelas que deseja para a barra de ferramentas. Marque a opção Ícones Pequenos na caixa de diálogo Personalizar Barra de Ferramentas para economizar ainda mais espaço.

Domine as barras de ferramentas, parte 2
Se você só quer tirar suas barras de ferramentas do caminho de vez em quando, o Windows Explorer e o Internet Explorer oferecem uma maneira rápida de ocultá-las: posicione o ponteiro do mouse sob as barras de ferramentas até ver as setas de direção e arraste para cima para espremê-las (e a barra de menu também) em uma ou duas linhas. Arraste de volta para baixo para expandi-las

Crie espaço no Explorer e no IE
Para obter a maior visão possível de qualquer janela do Explorer ou IE sem bordas, barras de título e outros controles, tecle F11. Pressione esta tecla novamente para retornar à visão normal. A dica também funciona em vários aplicativos, incluindo os navegadores Firefox e Opera. Pare fechar o painel de árvore de pastas do Explorer à esquerda (ou qualquer painel que você tenha escolhido ao selecionar Exibir/Barra do Explorer), clique em seu ícone X no canto direito superior. Para visualizá-lo novamente, clique em Exibir/ Barra do Explorer/Pastas ou a opção de visualização escolhida.

Consiga mais pixels
Para encolher as barras de título no alto de cada janela, clique com o botão direito na área de trabalho e escolha Propriedades/ Aparência. No XP, clique no botão Avançada. Em todas as versões do Windows, clique na barra de título na imagem ou escolha Barra de Título Ativa na lista drop-down Item. Na caixa Tamanho, à direita, reduza o número para encolher a barra de título (talvez você também queira reduzir o tamanho da fonte do título para impedir a barra de título de reverter ao tamanho padrão). Algumas fontes são ilegíveis em tamanhos pequenos. Talvez você precise escolher outro tipo também (MS Sans Serif fica muito bom mesmo em tamanho de 8).

Amplie as miniaturas no XP
Se você usa a visão Miniaturas do Explorer (escolha Exibir/Miniaturas), pode economizar algum espaço – e, talvez, acomodar mais miniaturas na janela – ao ocultar rótulos de nomes de arquivos. Se você estiver navegando com o painel de árvore à esquerda, pressione Shift e clique na pasta cujos arquivos você quer exibir como miniaturas sem rótulos (imagem à esquerda). Caso você queira ver mais miniaturas ou elas estejam pequenas demais, vá a www.pcworld.com.br/TweakUI e baixe o Power-Toys para XP, programa gratuito que inclui o utilitário Tweak UI. Depois de instalar o PowerToys, ative o Tweak UI e vá a Explorer/Thumbnails no painel de árvore à esquerda (imagem ao lado). Ajuste o tamanho desejado de miniatura à direita. Use o controle deslizante Image Quality para determinar a qualidade da miniatura. Lembrese de que miniaturas mais bonitas consomem mais memória. Quando acabar, clique em Apply e em OK.

Veja mais palavras e números
O Microsoft Word e o Excel oferecem seu próprio modo supermaximizado. Clique em Exibir/Tela Inteira para fazer o espaço de trabalho dos programas encher a tela. Neste modo, o Word até oculta barras de rolagem. Por isso, é bom ter um mouse com roda de rolagem. Se você não vir uma barra de menu no alto da tela, mova o ponteiro até lá para trazê-la de volta. Para retornar à visão normal, clique no botão Fechar Tela Inteira na barra de ferramentas flutuante Tela Inteira ou escolha Exibir/Tela Inteira novamente. Outro jeito, ainda mais fácil, é teclar Esc.

Miniaturize seu media player
Se você usa o Windows Media Player enquanto trabalha, pode tirar a janela do player do caminho e colocá-la na barra de tarefas. Clique com o botão direito em uma área vazia da barra de tarefas e escolha Barra de Ferramentas/Windows Media Player. A partir de então, quando você minimizar o programa, os controles do player vão aparecer na barra de tarefas. Para restaurar a janela principal do player, clique no ícone restaurar ou modo completo nos controles do programa minimizado.

Escolha uma capa mais esbelta
Muitas capas gratuitas para o Windows Media Player são mais compactas do que o visual padrão do programa. Entre as poupadoras de espaço estão a Circle, da própria Microsoft (find.pcworld.com/49682), e a The Dash, de JellyBeanSoup (find.pcworld.com/49684), que inclui até uma pequena janela de visualização.

Comprima para compactar
Mesmo sem acrescentar capas, você pode economizar espaço no Windows Media Player escolhendo Exibir/Opções da Barra de Menus/Ocultar Barra de Menus (ou Ocultar Automaticamente Barra de Menus para fazê-la aparecer e desaparecer conforme o necessário). Você ainda pode acessar os menus clicando no botão na forma de seta para baixo ao lado do ícone minimizar ou clicando com o botão direito em qualquer lugar da barra de título. Para diminuir ainda mais o menu, arraste qualquer canto ou borda horizontal para reduzir a altura do player. Quando ele ficar pequeno o suficiente, vai assumir um formato de barra que inclui controles básicos e fornece informação sobre o arquivo que está em execução no momento. Arraste horizontalmente até obter o tamanho que deseja. Novamente, quando você arrasta até um determinado ponto, o programa vai assumir um tamanho ainda menor que remove a informação sobre o arquivo corrente. Para retornar o player à visão normal, arraste uma borda ou um canto para ampliar a janela até ela sair do seu estado reduzido.

Estique a tela do Acrobat
Você pode alternar o modo de tela inteira do Adobe Acrobat. Escolha Janela/Visualização de Tela Cheia ou pressione Ctrl e L. No modo tela inteira, clique com o botão esquerdo do mouse para ir para a página seguinte e com o botão direito do mouse para voltar à página anterior. Se você apenas quiser tirar todas as barras de ferramentas do caminho rapidamente, pressione a tecla F8 (pressione-a novamente para que as barras de ferramentas retornem).

Oculte paletas do Adobe
Em muitos aplicativos Adobe, incluindo o programas Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere Pro e After Effects, você pode ocultar paletas flutuantes rapidamente para ter uma visão melhor de seus documentos abertos. Basta pressionar a tecla Tab. Pressione-a outra vez para trazer de volta as paletas. Observe que este atalho só funciona se não houver um ponto de inserção de texto ativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail