Home > Dicas

Arquivo semiconfidencial

Com o Redaction você pode esconder trechos sigilosos no Word

Rodolfo de Benito Arango – PCW/Espanha

19/01/2006 às 17h56

Foto:

Nem todos em sua empresa precisam saber de detalhes como faturamento, lucro e planos de crescimento. Mas pode ser que o mesmo documento que contenha essas informações reúna dados importantes para que um funcionário produza outro relatório. Nesse caso, você tem a opção de reescrever o documento, deixando de fora os dados confidenciais, ou usar um recurso como o oferecido pelo Redaction, um add-in gratuito para o Word 2003. Com ele, você não precisa apagar informações nem alterar a estrutura e o formato do documento. O texto se esconde atrás de uma barra negra do mesmo tamanho que o texto original e, graças a esse recurso, é possível respeitar a formatação dos documentos. O complemento permite marcar inclusive o texto contido em cabeçalhos e rodapés, notas e tabelas . Mas não possibilita ocultar autoformas, quadros de texto e outros objetos gráficos.

1. Instale o Redaction
Para baixar o add-in, vá ao endereço www.pcworld.com.br/redaction. De preferência, use o navegador Internet Explorer para facilitar a instalação direta do complemento. Detalhe: para executar o Redaction é necessário ter o .Net Framework 1.1.4322 instalado. Siga as instruções do assistente para completar a instalação. Quando concluído o processo, uma nova barra surgirá no Word. Caso ela não apareça, clique com o botão direito em um espaço vazio da barra de tarefas e selecione Redaction na lista. Caso você não queira poluir a janela do Word com mais uma barra, outra opção é acionar o complemento pelo menu Ferramentas.

padrao

2. Assinale a informação confidencial
O primeiro passo para trabalhar com o Redaction é abrir ou criar um documento e assinalar os textos considerados confidenciais. Lembre-se de que o Word permite realizar seleções não contínuas desde que você mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto marca os trechos desejados. Concluída a seleção, clique na tecla Mark na barra de ferramentas Redaction. Os textos selecionados aparecerão em cinza no documento, embora seja possível ocultar esta marca clicando no botão Hide Marks e mostrá-la novamente clicando em Show Marks.
Redaction 2 - 400x

3. Gere um novo documento
Uma vez marcado o texto, é possível criar a cópia na qual os textos assinalados sumirão sob uma barra negra. Salve o documento original e clique no botão Redact Document. O Redaction abrirá uma caixa de diálogo, oferecendo a opção de impedir futuras modificações. A partir daí, você terá dois documentos, o original com as marcas nos trechos sigilosos e a cópia com os blocos negros. Verifique se a cópia está correta e se omite as informações que você deseja manter em segredo. Em caso negativo, feche o documento, complete a seleção de textos no original e recomece o trabalho. Se a cópia estiver correta, você poderá salvá-la e fazer sua distribuição.

Redaction 3 - 400x

Leve em consideração que as marcas criadas no documento original permanecerão, embora você possa ocultá-las ao clicar em Hide Marks. Se preferir removê-las por completo, selecione todo o texto (use as teclas Ctrl e T) e clique em Remove Mark.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail