Home > Dicas

Com um toque profissional

Aprenda a criar uma apresentação de fotos com trilha sonora para ser vista em qualquer aparelho de DVD

PC WORLD – ESPANHA

20/01/2006 às 11h45

Foto:

VCD 0 - 200xViagens de férias ou de negócios podem render boas fotos ou até mesmo virar apresentações corporativas. Mais: podem ser visualizadas na tela da TV e ter um toque bem profissional. Com um pouco de tempo e as ferramentas certas, é possível criar apresentações em VideoCD – com direito a trilha sonora – que podem ser reproduzidas em qualquer player de DVD. Siga as instruções e mãos à obra!

1. Descarregue as imagens

VCD 1 - 200xA primeira coisa a fazer é compilar no disco rígido do computador as fotografias produzidas com a câmera digital. Dependendo do caso, você terá diferentes fontes das quais deverá importar as fotografias (como vários cartões de memória) ou as obterá diretamente da própria memória da câmera. Conecte um extremo do cabo USB à câmera digital e o outro à porta do computador com a câmera ligada. Aparecerá então uma mensagem indicando que o sistema reconheceu um novo dispositivo de armazenamento. Selecione a opção Abrir pasta para ver arquivos. Em seguida, acesse as pastas onde estão as fotografias que aparecem no cartão de memória ou câmera e selecione todos os arquivos. Depois é só copiá-los para a pasta na qual serão armazenadas todas as fotografias tiradas nas férias (por exemplo, c:\férias) .

2. Seleção e retoque

VCD 2 - 200xReunidas as imagens no computador, é o momento de selecionar as fotos que serão apresentadas em seu VideoCD. Elas passarão por retoques como correção de olhos vermelhos, rotação, aumento de brilho ou contraste. Para este passo, vamos utilizar o software Digital Camera Enhance (www.mediachance.com), uma ferramenta genial gratuita da Mediachance. Ela permite, de uma maneira extremamente simples e automática, melhorar o resultado final das fotografias. Para utilizá-la, basta clicar no botão e selecionar a imagem que precisa ser melhorada. O programa mostrará a fotografia original e o resultado final corrigido. Também permite alterar a intensidade das cores, o nível de detalhes da imagem e o brilho, entre outros itens. Feita as alterações, clique em Save.

3. É hora do vídeo

VCD 3 - 200xPara criar o arquivo de vídeo, utilizaremos o IPhoto- DVD, da empresa Keronsoft (www.keronsoft.com). Este utilitário (que custa US$ 19,95, mas possui uma versão gratuita para testes por 15 dias) permite a combinação de arquviso de foto com arquivos de música, gerando uma pasta com vídeo em formato MPEG como resultado final.

Feito o download do utilitário, execute o programa e selecione a opção Add na barra de tarefas localizada na parte superior à esquerda. É hora de escolher as imagens que deseja inserir (é possível marcar várias delas, pressionando a tecla Shift durante a seleciona) e clique em Abrir. Isso iniciará o processo de importação das imagens. Dependendo do número de arquivos e seu tamanho, o processo pode demorar alguns segundos. Para dar um toque mais profissional, utilize alguns efeitos oferecidos pelo aplicativo. Selecione uma fotografia e clique sobre o recurso escolhido na parte esquerda da janela. Assim, é possível determinar que uma imagem apareça na tela de cima para baixo, entre em diagonal ou seja “desenrolada” da direita para esquerda, entre outras opções.

Em seguida, é o momento de acrescentar a música. Selecione a opção Audio na parte superior e especifique o caminho do arquivo musical que deseja incluir (o software aceita os formatos de áudio MP3 e WAV). Clique, então, no menu Action/Convert e inclua um nome para o projeto. Salve o arquivo e escolha um diretório de destino do vídeo MPEG.

4. Crie o VCD

VCD 4 - 200xAbra seu software de gravação (o Nero, por exemplo) e selecione CD de Video na lista de formatos disponíveis. Depois clique em Novo. Basta procurar o vídeo MPEG que o iPhoto DVD gerou e arrastar para a área do VideoCD (o Nero começará com a análise da pasta e mostrará a barra de progressão de tempo na parte inferior do aplicativo). Feito isto, selecione o menu Gravador/Gravar Compilação... Aparecerá a janela de cópia. Pressione Gravar. O tempo necessário para esse processo dependerá da velocidade do gravador de e do tamanho do vídeo. Pronto! Sua apresentação ou coletânea de fotos ficou muito mais atraente.

> Info center Fotografia digital
Dicas, downloads, reviews e notícias. Saiba tudo sobre fotografia digital

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail