Home > Notícias

Brasil terá PC pré-pago no 2º semestre

Após um segundo teste de segurança neste semestre, o Magazine Luiza e a Microsoft vão comercializar um computador de 599 reais com software pré-pago no mercado brasileiro

Daniela Braun - IDG Now!

20/01/2006 às 11h15

Foto:

No segundo semestre, a Mirosoft e o Magazine Luiza iniciam as vendas do PC pré-pago no Brasil, plataforma de testes mundial do projeto de inclusão digital da Microsoft.

A idéia é oferecer a máquina a outros países emergentes como Rússia, Índia e China.

O primeiro teste do computador pré-pago foi feito em agosto de 2005 com a oferta de mil máquinas em 17 cidades dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

"Neste primeiro semestre faremos um segundo teste com um novo lote de mil máquinas para verificar a segurança do sistema", informa Marcelo Rodrigues Neves, responsável pelo núcleo de compras de Informática da rede magazine Luiza.

O modelo pré-pago compreende a venda de um PC por 599 reais (ou financiado em 25 parcelas de 39,90 reais) que permite o uso dos softwares por meio de cartões pré-pagos. Enquanto compra os cartões, o usuário subsidia o valor restante do micro.

O sistema é muito similar ao modelo de telefonia celular. O usuário que compra um cartão para usar o sistema por 20 horas recebe um alerta ao final do tempo utilizado e deve comprar outro cartão para continuar usando o desktop. Após determinadas horas de uso do computador, o sistema é liberado e passa ser propriedade do usuário.

"A vantagem sobre o celular é que o usuário não corre o risco de ficar sem computador ou software se não puder comprar o cartão pré-pago por um tempo", avalia Neves.

Para testar o preço mais viável, a rede Magazine Luiza vendeu cartões com valores diferentes por hora para o uso do sistema - 50 centavos, um real e dois reais. Nos testes, o valor de um real por hora teve a melhor aceitação, segundo o executivo.

O computador pré-pago conta com sistema operacional Windows XP Home Edition Pre Paid, processador Intel Celeron D320, 128 Megabytes de memória RAM, 40 Gigabytes de espaço em disco, CD/CD-RW, monitor de 15 polegadas, teclado, mouse e kit multimídia. A máquina ainda inclui os games Zoo Tycoon e Age of Empires II.

O primeiro lote de máquinas foi produzido localmente pela Solectron. Já o segundo lote será importado de um fabricante de Taiwan. "Quando o projeto for lançado será escolhido um fabricante local", explica Neves.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail