Home > Notícias

Adobe lança conversor de imagens 3D em PDF

Software Adobe Acrobat 3D permite transformar criações em CAD em arquivos que podem ser lidos por qualquer usuário do Acrobat Reader

IDG Now!

23/01/2006 às 12h12

Foto:

A Adobe Systems está lançando nesta segunda-feira (23/01) um software que permitirá aos designers e engenheiros salvar imagens 3D no formato PDF (Portable Document Format) e compartilhá-los com qualquer usuário do Adobe Acrobat, software gratuito para leitura de arquivos com esta extensão.

Batizado de Adobe Acrobat 3D, o novo produto da família permite converter designs das principais aplicações de CAD (computer-aided design) em arquivos PDF, segundo Rak Bhalla, gerente sênior de marketing para Acrobat da Adobe.

O produto também permite ao usuário inserir designs de CAD em 3D em arquivos de Microsoft Word, Excel e PowerPoint files e converter esses arquivos em PDF.

Além disso, o Adobe Acrobat 3D permite inserir notas em certas partes do PDF para fornecer ou solicitar comentários sobre design. Quem lê o arquivo a partir do Acrobat Reader pode enviar suas observações diretamente no PDF, de acordo com Bhalla.

O custo do produto nos Estados Unidos é de 995 dólares.

CAD é o padrão adotado nas ferramentas que profissionais como arquitetos e engenheiros usam para fazer desenhos no computador e criar design de produtos.

No passado, os designers só podiam compartilhar imagens em 3D com pessoas que tivessem softwares especiais para a leitura desses arquivos ou que possuíssem uma aplicação CAD em seus computadores, disse Bhalla.

Em muitas circunstâncias, esses profissionais acabavam enviado às pessoas de quem precisavam de um feedback versões em 2D dos desenhos, o que oferece uma visão limitada da criação a um cliente, por exemplo.

O problema com o compartilhamento dos arquivos em CAD como era feito até então é que ele dava a outras pessoas acesso à propriedade intelectual, permitindo que um cliente levasse o projeto a outro fornecedor para que ele o copiasse, por exemplo, argumenta Nick Butkovich, gerente de projeto da Bradock Industries, empresa que produz moldes plásticos para a indústria automobilística.

Butkovich, que vem testando o Adobe Acrobat 3D em sua empresa, disse que o produto deixa até mesmo colocar uma data de expiração no PDF criado a partir de arquivos CAD, o que permite à s pessoas que o acessam a partir do Acrobat Reader abri-los por um número limitado de vezes.

Assim, os engenheiros podem receber comentários sobre as criações sem correr o risco de tê-las roubadas, conta o executivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail