Home > Notícias

Busca exatamente o que você precisa

Um programa de pesquisa de arquivos no desktop pode ser o software mais útil no seu dia-a-dia

Stephen Manes*

24/01/2006 às 11h19

Foto:

Um programa de pesquisa de arquivos no desktop pode ser o software mais útil no seu dia-a-dia

Stephen Manes - Full DisclosureMuitos anos atrás, no auge do DOS, a Lotus lançou um programa de busca no desktop chamado Magellan. Ele indexava o disco rígido inteiro e mantinha o índice atualizado. Ele permitia que você buscasse qualquer coisa na unidade, independentemente do formato. E exibia o conteúdo do que havia sido descoberto em um útil painel de preview. Os usuários do Magellan ficaram fanáticos, mas a Lotus acabou exterminando o software tempos depois.

Ao longo dos anos, surgiu uma safra de programas de busca no desktop baratos. Agora, graças à imensa popularidade da busca na web, os usuários estão começando a perceber como é útil vasculhar o próprio disco. E busca no desktop está em toda parte — e, em geral, gratuitamente, como as aplicações para download da Copernic, do Google, da MSN e do Yahoo. O recurso também está integrado ao sistema operacional Mac OS X Tiger e ao vindouro Windows Vista.

Qual a grande vantagem? A mesma da web: a busca no desktop desbloqueia informação extremamente útil que estava oculta em arquivos impenetráveis. Mas a maneira de apresentar a informação e filtrar a apresentação é a chave para sua utilidade, e a razão de eu usar atualmente – e incessantemente – o Yahoo Desktop Search (desktop.yahoo.com). Ao contrário de alguns rivais gratuitos, o YDS apresenta os resultados da pesquisa como uma lista de arquivos com um painel de visualização. Posso restringir a busca com operadores booleanos (AND, NOT, OR), limitá-la por tipo de dados, estreitar os resultados por nome de arquivo ou remetente e classificar por data ou outros critérios. Quando encontro o que desejo, abro com um único clique. De repente, a busca no desktop virou o ponto de partida para qualquer pesquisa.

Alguns proponentes levaram esse poder um pouco longe demais. Por que se dar ao trabalho de manter uma agenda de endereços, já que posso extrair do e-mail seus números de telefone com poucos toques no teclado? Por que se incomodar em classificar correspondência em pastas quando posso buscar a caixa de entrada inteira em segundos? Não vá tão rápido. Uma razão para manter uma agenda de endereços é poder transferi-la do computador para um telefone e vice-versa. E uma razão para classificar correspondência em pastas é ter tudo relacionado a um assunto em um único lugar.

Mas é fácil ficar fanático e nunca é demais enfatizar a utilidade de um programa de busca no desktop. Portanto, não espere pelo Windows Vista. Comece com o programa do Yahoo e, se estiver insatisfeito com ele, mude para um dos outros. Busca é a categoria de software mais valiosa desde a velha Era do Magellan.

* Stephen Manes é editor-colaborador da PC WORLD – EUA e co-apresentador do programa Digital Duo, transmitido no endereço www.pcworld.com/digitalduo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail