Home > Notícias

Google pode adotar um novo design

Nos últimos dias alguns internautas acessaram uma nova versão da página de resultados, que traz barras laterais com gráficos misteriosos

IDG Now!

26/01/2006 às 18h45

Foto:

Indícios apontam para a possibilidade de mudanças na cara da página do Google.

Alguns usuários de internet estão acessando uma versão reformulada da página de resultados do Google, com os links para páginas especializadas listadas na coluna da esquerda ao invés de estarem exibidas na horizontal, no topo da caixa de busca.

Além disso, estes links para imagens, grupos, notícias, Foogle e busca em páginas locais aparecem acompanhados por uma barra horizontal de gráfico com fundo cinza e preenchimento em verde.

O look minimalista do Google.com é famoso pela simplicidade e efetividade, e serviu de inspiração para muitos outros sites.

No entanto, quando foi lançado, no final dos anos 90, o design contrariava as tendências em voga, que tinham mais a ver com as características de portais como o Yahoo!.

Nova fórmula
Ao longo dos anos, o Google evolui de muitas formas, ampliando seu escopo para além da busca e tornando-se o queridinho de Wall Street, mas o design do Google.com permaneceu discreto.

Recentemente, a companhia introduziu um serviço de personalização que deixa os usuários customizarem o Google.com com recursos como feeds de RSS (Really Simple Syndication), manchetes de notícias e informações sobre o clima.

Mas se o Google levar o novo layout para todos os usuários, será uma mudança significativa dentro do mundo da web, similar à Coca-Cola alterando a fórmula do seu principal refrigerante.

Matthew Amster-Burton, escritor freelancer de Seattle (EUA), não usa o serviço de personalização de páginas, mas desde terça-feira (24/01) vem acessando a versão do Google com as barras laterais à esquerda.

A página reformulada aparece depois que o usuário faz uma busca. "Não sou contra a nova página, mas ainda não entendi o que os gráficos dizem", declarou o internauta.

Um repórter do IDG News Service baseado em Nova York também entrou na versão reformulada do Google na terça-feira  à noite, mas apenas através do FireFox, e não pelo Internet Expolorer.

Barras misteriosas

Amster-Burton usa o Firefox 1.5 em um desktop Apple Macintosh. Inicialmente, ele achou que as barras gráficas indicassem o volume de resultados especializados em cada categoria para sua consulta.

Mas uma das buscas retornou resultados na casa dos milhares na categoria notícias e na casa dos milhões para grupos, no entanto a barra em notícias era maior do que a de grupos, segundo o internauta.

Sem saber ao certo o que as barras indicam - um índice de acesso pelo total de páginas, o grau de relevância ou um algoritmo de medida indefinido? -, Amster-Burton acha que, por enquanto, elas mais confundem que ajudam.

Só são úteis quando ficam totalmente cinzas, indicando que não foi achado nenhum resultado naquela categoria específica, disse ele.

Ele postou um screenshot na nova página do Google.com, que pode ser acessada aqui.

Na imagem , é possível ver que três outros links foram mudados para a esquerda: o de busca avançada e o de preferências - que normalmente ficam próximos ao botão de busca - e um novo botão de histórico de buscas.

O Google não retornou de imediato às solicitações de cometário sobre o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail