Home > Notícias

Microsoft cria dois laboratórios de pesquisa para enfrentar Google

Companhia cria projetos para acelerar o desenvolvimento de serviços baseados em internet e concorrer com Google e Yahoo!

IDG Now!

26/01/2006 às 11h22

Foto:

A Microsoft anuncia a criação de dois laboratórios para acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologias de internet.

A iniciativa é parte da estratégia da companhia para se tornar mais ágil na criação de aplicações baseadas em web e concorrer com o Google e com o Yahoo.

O Live Labs será comandado por Gary Flake, que veio do Yahoo em junho de 2005 e é da área técnica da Microsoft. Já o Search Labs ser´dirigido por Ashok Chandra, pesquisador e acadêmico que entrou para a companhia há alguns anos.

No Live Labs, que concentrará esforços de pesquisadores de diversas partes do mundo, o foco será em pesquisas aplicadas de tecnologias como busca multimídia, computação difusa e data mining (localização de dados).

O objetivo é transformar idéias quentes em protótipos e ver se elas funcionam, segundo Adam Sohn, porta voz da divisão MSN.

Parte do projeto do Live Labs consiste ainda na concessão de bolsas de 35 mil dólares a 50 mil dólares. No total, a companhia pretende investir 500 mil dólares. As propostas serão recebidas até 24 de março e os resultados saem em 17 de maio.

Já o Search Labs deve operar a partir das facilidades da companhia em Redmond, Washington, e Mountain View, California, tendo foco exclusivo em desenvolver novas tecnologias de busca.

As áreas de foco serão personalização, socialização, melhoria da experiência e da privacidade do usuário, entre outras.

A Microsoft está batalhando com empresas como Google e Yahoo pelo mercado de aplicações baseadas em web, serviços que geram receita de anúncios e oportunidades de negócio com provedores de conteúdo.

Mas ao contrário das concorrentes, a empresa de Bill Gates não nasceu na web e sim no mundo das aplicações para desktop, que tem uma tradição de desenvolvimento mais lenta que o universo da internet.

Elizabeth Montalbano, IDG News Service

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail