Home > Dicas

Por dentro do equipamento

27/01/2006 às 18h42

Foto:

Windows XP Desfragmentador - 200xSe as portas de seu computador já estão trancadas, é hora de olhar para dentro dele para que mantenha a forma. Periodicamente, é preciso checar o nível de fragmentação do disco rígido. A freqüência dessa ação varia de acordo com o volume de dados, mas verifique pelo menos uma vez por mês. “Se ele estiver muito alto, torna o acesso aos dados mais lento”, destaca Luis Albuquerque, gerente de produtos de desktop da HP Brasil. O caminho para esse recurso é Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, Desfragmentador de Disco (imagem ao lado). Para não esquecer desta ação, depois de Ferramentas de Sistema, selecione Tarefas Agendadas, Adicionar Tarefa Agendada e Avançar. Na lista de programas, clique em Procurar e navegue nas pastas na seguinte seqüência: Windows/System32/DFRG.MSC e depois escolha Abrir. Selecione a periodicidade, clique em Avançar, insira nome e senha e escolha Avançar. Clique em Abrir as Propriedades Avançadas e Concluir. No campo Executar, troque a letra do drive que deseja desfragmentar, caso não seja o C:. Isso fará com que o desfragmentador surja na tela periodicamente. Lembre-se de que é preciso ter pelo menos 15% do disco livre para que a operação seja realizada.

Windows XP Limpeza de disco - 200xE se espaço no HD é um problema, é hora de utilizar a ferramenta Limpeza de disco do Windows XP (imagem ao lado), como mostrado em Coloque discos em forma. Para agendar a tarefa, clique em Iniciar/Painel de Controle/Tarefas Agendadas. Selecione Adicionar Tarefa Agendada e pressione Avançar. Procure na lista por Limpeza de Disco e avance para o próximo passo. Aí, basta escolher a periodicidade (semanalmente é uma boa pedida), selecionar o dia da semana e o horário. Pressione Avançar e insira o nome e a senha do usuário e marque a caixa para abrir as opções avançadas. Depois de concluir, no campo Executar, coloque o parâmetro /sagerun após C:\WINDOWS\SYSTEM32\cleanmgr.exe (com espaço). Com isso, a tarefa passa a ser executada automaticamente.

Windows XP Backup - 200xManutenção preventiva também envolve backup. Há vários softwares que permitem criar cópias de segurança, como o Ghost (109 reais), da Symantec. Se você ainda não está familiarizado com os recursos do Windows, saiba que no próprio XP há uma ferramenta básica para isso em Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Backup. Na guia Trabalhos Agendados, é possível escolher as datas e os horários quando serão realizados as cópias de segurança (imagem ao lado) e o destino (disco rígido ou mídia removível) dos arquivos.

Um bom recurso para quem vai instalar programas e tem receio de encontrar efeitos colaterais, como a alteração indesejada de configurações – ou mesmo para recuperar um arquivo apagado indevidamente – é a ferramenta Restauração do Sistema. Ela permite uma espécie de volta no tempo, já que é possível recuperar a configuração original da semana passada, por exemplo, quando o sistema estava saudável. Segundo a Microsoft, a criação de pontos de recuperação é feita automaticamente a cada 24 horas. Mas você também pode criar essa marcação a qualquer momento, se quiser retornar um momento específico. Basta acessar no XP a opção Ferramentas do Sistema, Restauração do Sistema e dar um nome ao ponto que deseja criar.

> Prevenir é preciso
>
Feche as portas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail