Home > Notícias

Intel e parceiros investem US$ 10 bi em Itanium

Após quase cindo anos do lançamento, a arquitetura ganha reforço para tentar sair do 1% de participação de mercado que detém hoje

IDG Now!

27/01/2006 às 11h46

Foto:

A Intel e um grupo de parceiros da indústria anunciaram investimento s de 10 bilhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos para desenvolver e promover produtos baseados no processador Itanium.

Embora careça de detalhes, o anúncio revela que nem a Intel nem seus parceiros pretendem desistir do Itanium em breve.

O investimento de 10 bilhões de dólares será feito até 2010 e virá de uma série de fabricantes de computadores, como Bull, Fujitsu, Hitachi, HP, NEC, Silicon Graphics e Unisys.

O dinheiro será gasto em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, e suporte a fornecedores de software que portam suas aplicações para o Itanium, disseram as empresas em um comunicado.

Uma parte não-especificada da verba vai para a Itanium Solutions Alliance, organização criada em setembro de 2005 para promover a arquitetura Itanium.

Executivos presentes no momento do anuncio disseram que o investimento  caracteriza mais um movimento para mostrar que a plataforma continuará a ter amplo suporte,

O Itanium, de fato, precisa de toda ajuda possível. Quase cinco anos após o lançamento do primeiro sistema baseado na arquitetura, os servidores Itanium respondem por menos de 1% do mercado medido em unidades, segundo o Gartner.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail