Home > Dicas

Coloque discos em forma

30/01/2006 às 11h50

Foto:

Ter muito espaço vazio na unidade de disco rígido é importante para o bom desempenho do Windows, já que proporciona espaço para memória virtual (veja mais informações para ajustar as configurações de memória do Windows em www.pcworld.com.br/memoriavirtual). Felizmente, criar espaço em um drive, em geral, é muito fácil. Poucas pessoas precisam de todo o espaço em disco rígido que o Windows reserva para a Lixeira — o padrão é 10% da capacidade total do drive. São 3 GB de um disco rígido de 30 GB, por exemplo. Para criar mais espaço, clique com o botão direito do mouse na Lixeira, escolha Propriedades, mova o controle deslizante para 3% ou menos e clique em OK. No caso de um disco rígido de 30 GB, isso deverá garantir quase 1 GB para o armazenamento temporário de arquivos deletados, o que servirá para a maioria das situações.

Coloque discos em forma 1 - 200xOutro consumidor de espaço é a Restauração de Sistema do Windows, que utiliza uma tonelada de espaço em disco rígido para acomodar pontos de restauração de que você dificilmente vai precisar. Para podá-los, clique com o botão direito em Meu Computador, escolha Propriedades, abra a guia Restauração do Sistema, arraste o controle deslizante para 3% ou menos e clique em OK. Voltando ao exemplo do disco de 30 GB, esse procedimento deverá ser suficiente para, pelo menos, dois pontos de restauração.

Coloque discos em forma 2 - 200xAgora você deve executar Limpeza de Disco do Windows: clique em Iniciar/Executar, digite cleanmgr/sageset:99 e pressione Enter. Marque cada tipo de arquivo que você quer procurar (pode ser todos, se preferir) e clique em OK. Clique com o botão direito no disco C: em Meu Computador e escolha Propriedades/Limpeza de Disco. Você verá uma lista com uma dúzia de tipos de arquivos que você pode remover (imagem ao lado). Marque as categorias de que não precisa, clique em OK e depois em Sim.

Mas talvez você queira deixar algumas entradas desmarcadas. O conteúdo da pasta Arquivos de Internet Temporários, por exemplo, pode ajudar a acelerar o Internet Explorer ao reduzir o volume de dados que você tem de baixar para ver páginas web às quais volta com freqüência. (Veja mais informações em “Esvazie o IE”). Além disso, se você remover os arquivos de Setup do programas Office, algumas atualizações da versão 2003 talvez não funcionem adequadamente.

Depois de esvaziar a lixeira, reinicie o computador, clique com o botão direito no disco C: em Meu Computador e escolha Propriedades/Ferramentas/Desfragmentar Agora. Na caixa de diálogo Desfragmentador de Disco, clique em Analisar. Se o analisador reportar que você precisa desfragmentar a unidade, espere até poder dar-se ao luxo de deixar seu computador em paz por algumas horas. Na verdade, existem controvérsias sobre se a desfragmentação aprimora realmente o desempenho do sistema. Mas o consenso, no momento, é que desfragmentar o disco rígido do computador periodicamente é uma ação que acelera o acesso aos dados.

> Limpeza do registro
> Restrinja futuros downloads
> Elimine arquivos recuperados do Word
> Outlook sem teias de aranha
> Esvazie o IE
> Elimine pragas

> Retire programas indesejados
> Sem início rápido

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail