Home > Dicas

Outlook sem teias de aranha

30/01/2006 às 11h53

Foto:

Uma boa coisa do gerenciador de e-mail e contatos Outlook, da Microsoft, é armazenar tudo em um único arquivo .PST gigante. O lado ruim do Outlook é o fato de este arquivo ser quase impenetrável e tremendamente difícil de limpar.

Arquivos .PST da agenda Outlook 2003 são mais confiáveis do que suas contrapartidas no Outlook 97, 2000 e 2002 (leia mais sobre o assunto em www.pcworld.com.br/arquivospst). Se você atualizou de uma versão anterior para o Outlook 2003, talvez ainda esteja usando um arquivo PST velho. Atualizar para o formato Outlook 2003 pode poupar-lhe muitos dissabores. Infelizmente, este procedimento leva tempo.

Outlook sem teias de aranha 1 - 200xPara determinar que tipo de arquivo .PST sua cópia do Outlook 2003 está usando, clique com o botão direito em Personal Folders no painel esquerdo sob Todas as Pastas de Email, escolha Propriedades de Personal Folders e clique em Avançado. Se a caixa Formato diz Arquivos de Pastas Particulares (97-2002) (imagem ao lado), você tem a versão antiga. Para convertê-la, feche o Outlook e vá para seu arquivo outlook.pst ou mailbox.pst. Provavelmente, ele está em C:\Documents and Settings\nome_de_usuário\Dados de aplicativos\Microsoft\Outlook (ou uma variação deste caminho de arquivo), no qual nome_de_usuário é seu nome de logon.

Se não estiver lá, abra o Outlook e clique em Arquivo/Gerenciamento de Arquivo de Dados. Uma caixa lista seus arquivos e pastas pessoais. Clique em Configurações para ver sua localização ou escolha Abrir Pasta para exibir o conteúdo em uma janela de Explorer. Feche o Outlook. Quando encontrar o arquivo, clique com o botão direito nele e escolha Renomear. Batize o arquivo de outlook.old.pst.

Quando você reiniciar o Outlook, o programa vai reclamar que não consegue encontrar a arquivo .PST. Clique em OK. O Outlook vai se oferecer para criar um novo arquivo Personal Folders. Selecione Abrir e OK. Quando o programa Outlook finalmente aparecer, clique em Arquivo/Abrir/Arquivo de Dados do Outlook, selecione seu arquivo outlook. old.pst (ou mailbox.old.pst) e clique em OK uma vez mais. Em seguida, clique no sinal de mais (+) ao lado da entrada Personal Folders na parte de baixo do painel esquerdo. Lá, você encontrará todos os seus velhos dados do Outlook. Clique e arraste os arquivos que você quer manter destas pastas para suas análogas nas novas pastas Caixa de Entrada, Contatos, Calendário, Itens Enviados e talvez até Itens Excluídos. Você pode deixar a antiga Personal Folders aberta ou clicar com o botão direito nela e escolher Fechar Personal Folder.

Outlook sem teias de aranha 2 - 200xVocê pode aprimorar o desempenho de qualquer versão do Outlook arquivando mensagens antigas. Clique em Arquivo/Arquivo Morto, escolha uma pasta, selecione uma data no calendário drop-down Arquivar Itens Anteriores A e clique em OK (imagem ao lado). Em seguida, execute Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada do Outlook para garantir que seu arquivo .PST esteja funcionando bem. Com o Outlook fechado, clique em Iniciar/Pesquisar, escolha Todos os Arquivos e Pastas (se necessário), digite scanpst.exe e pressione a tecla Enter. Dê um duplo clique no arquivo na janela de resultados da pesquisa, clique em Procurar, vá ao seu arquivo .PST conforme descrito acima, selecione-o e clique em Abrir/Iniciar. Se a Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada encontrar erros (provavelmente vai encontrar), marque Fazer Backup do Arquivo Verificado Antes do Reparo e clique em Reparar. Clique em OK quando o reparo estiver concluído.

Agora, clique com o botão direito em Personal Folders, escolha Propriedades de “Personal Folders”, clique no botão Avançado sob a guia Geral e selecione a opção Compactar Agora. Se seu arquivo .PST for antigo ou muito disperso, a compactação pode demorar alguns minutos. Quando terminar, clique em OK duas vezes.

> Esvazie o IE
> Elimine pragas
> Retire programas indesejados
> Sem início rápido
> Coloque discos em forma
> Limpeza do registro
> Restrinja futuros downloads
> Elimine arquivos recuperados do Word

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail