Home > Dicas

Hora da limpeza

Manter os equipamentos livres de sujeira também ajuda a melhorar o funcionamento

30/01/2006 às 11h20

Foto:

Manter os equipamentos livres de sujeira também ajuda a melhorar o funcionamento

O detrito que retarda o desempenho do Windows é poeira virtual. Mas o que está dentro do teclado e do mouse ou na superfície do monitor de vídeo é coisa real. Veja como se livrar desse material acumulado.

Mouse

Se seu mouse mecânico parar de rolar adequadamente, uma limpeza em seu interior vai deixá-lo como novo. Você só precisa de uma lata de ar comprimido e, possivelmente, de uma pinça. Desplugue o mouse e vire-o de cabeça para baixo. Você verá um círculo com um furo no meio. A esfera aparece através do furo. Gire o disco na direção indicada pelas setas, remova o disco e retire a esfera. Você verá dois ou três cilindros dentro. Fiapos e poeira nesses cilindros fazem o mouse se comportar mal. Sopre ar comprimido sobre os cilindros para soltar a sujeira, que tende a se juntar em grandes pedaços. Depois, retire os detritos com os dedos ou com a pinça. Limpe o óleo sobre a superfície da esfera, se houver. Remonte o mouse.

Teclado

A sujeira, a poeira e os farelos que o teclado acumula tão facilmente dificultam a digitação. Para limpar seu teclado, você precisará de uma lata de ar comprimido, uma garrafa de álcool isopropílico, mechas de algodão e dois panos de algodão limpos e macios (uma velha camiseta cortada servirá). Desplugue o teclado e coloque-o sobre um jornal. Vire-o de cabeça para baixo e bata nele delicadamente para que a poeira solta caia. Depois, coloque-o na vertical e sopre ar comprimido entre as teclas. Por fim, vire o teclado para cima, sacuda-o novamente e bata embaixo. Repita o procedimento de soprar-sacudir-bater até nada mais sair. Com o teclado ainda desplugado, ponha um pouco de álcool em um dos pedaços de pano e limpe a superfície. Embeba algodão no álcool e limpe entre as teclas onde o pano não puder alcançar.

Monitor

O que é aquele estranho caractere na sua planilha? Um euro? Não, é uma pequena partícula de poeira na tela. É muito fácil limpar um monitor CRT: basta desligá-lo, umedecer um pedaço de pano macio com água (nunca use limpador de vidro), esfregar a tela e secá-la. Remover poeira e sujeira grudada em um LCD é um mais complicado. Você precisará de um pano de microfibra (como aqueles vendidos por óticas para a limpeza de óculos), bem como de uma mistura meio a meio de água e álcool isopropílico. Desligue o monitor, embeba ligeiramente o pano no fluido e limpe com cuidado. Quando acabar, espere alguns minutos antes de ligá-lo de novo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail