Home > Notícias

Vírus Kama Sutra ataca PCs nesta sexta-feira

O vírus Nyxem, que se espalha por e-mail, está programado para sobrescrever todos os arquivos da máquina infectada no dia 3 de fevereiro

IDG Now!

30/01/2006 às 15h24

Foto:

Fornecedores de antivírus estão alertando para uma praga que está se propagando rapidamente e traz um conjunto de instruções de alto potencial destrutivo.

O Nyxem - apelidado de praga do Kama Sutra, por oferecer supostas fotos pornográficas para seduzir o usuário por e-mail - está programado para sobrescrever todos os arquivos no computador infectado em 3 de fevereiro (nesta sexta-feira), segundo Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da F-Secure.

A recomendação dos especialistas é de que os usuários atualizem o antivírus e faça um scam do computador antes de sexta-feira.

Os pesquisadores da empresa descobriram que a praga picota o arquivo reduzindo seu tamanho para 20 bytes e causando uma mensagem de erro quando ele é aberto.

A praga parece estar programada para sobrescrever todos os arquivos do computador no terceiro dia do mês, segundo o especialista. Até agora, não há evidência de onde o Nyxem foi originado.

Embora a maior parte dos fornecedores de antivírus tenham lançado atualizações para prevenir a entrada do Nyxem nos sistemas, ele está se propagando rapidamente.

Seus criadores colocaram um contador em um site que contabiliza o número de infecções.

O Nyxem pode estar se beneficiando de computadores que já tiveram seu software de antivírus desabilitado por outras pragas, como o Bagle, segundo Hypponen.

Segundo Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, o Nyxem não possui a sofisticação de outros cavalos de tróia recentes, que são mais focados, para evitar a detecção.

A praga coleta endereços de e-mail e se reenvia. Segundo a Sophos, o título pode ser "Miss Lebanon 2006" ou "School girl fantasies gone bad".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail