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Suporte terceirizado

Quebrou o computador? O outsourcing de suporte é a solução adotada por um número cada vez maior de pequenas empresas

Andreza Emília

30/01/2006 às 11h15

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Quando os computadores entram em pane em uma grande empresa, é hora de chamar o departamento de suporte para resolver o problema. E quando isso acontece em um pequeno negócio que não conta com profissionais dedicados a essa função? A solução está em recorrer a terceiros. O outsourcing, que há alguns anos queria dizer pouca coisa para o segmento de pequenas e médias empresas, já faz parte do vocabulário do setor. Com ele, as companhias conseguem reduzir custos e manter o foco na atividade principal. Só em 2004, o setor de terceirização de serviços de TI e telecom movimentou cerca de 4 bilhões de reais no Brasil, com crescimento de 16,6% em 2005, segundo dados da consultoria IDC.

Empresa que fornece soluções para áreas como hardware, software, segurança, suporte, armazenamento e hospedagem, a Computeasy desenvolveu planos especiais para atender a pequenas e médias empresas. “Usamos o mesmo portfólio de produtos para o mercado corporativo, mas temos gerentes exclusivos para lidar com esse público, e técnicos que os ajudam a buscar as soluções mais adequadas”, explica Carlos Motti, diretor executivo da Computeasy. “As micro e pequenas empresas têm uma necessidade até maior de suporte e urgência na resolução de problemas porque, devido à estrutura menor, qualquer contratempo impacta muito na produção”, completa. Segundo o executivo, com a terceirização, os clientes reduzem os custos de tecnogia da informação entre 25% e 40%.

O contrato pode ser fixo ou sob demanda, e o valor é determinado pela responsabilidade do que será feito, e não pelo tempo. O pagamento mensal médio fica em 700 reais, mas varia a cada caso. “Contamos com cerca de 120 clientes do segmento de pequenas e médias empresas. Metade deles é para suporte tecnológico e a outra metade busca soluções de hospedagem”, conta o Motti.

Especializada no atendimento de pequenas e médias empresas, a Computer Consulting oferece serviços de manutenção preventiva, help desk, configurações e atendimentos emergenciais. “A maior parte das empresas só busca ajuda quando a situação está bem crítica, porque não consegue mais crescer ou porque deixou a área de tecnologia para alguém pouco capacitado e teve problemas”, avalia o proprietário e diretor de TI da empresa, Marcelo Lucas. Para lidar com esse público, a Computer Consulting promete atendimento dentro de até três horas. A empresa conta com cerca de 60 clientes, com crescimento na demanda de 40% este ano.

O técnico Huang Tai Yuan, ex-proprietário de uma empresa de serviços, hoje trabalha como autônomo, atendendo a clientes fiéis e outros que aparecem por indicação. Yuan faz tanto a manutenção preventiva quanto a resolução de problemas inesperados – os famosos paus que o computador dá. Ele configura e ensina a usar aplicativos, cuida da segurança das redes, detecta e elimina vírus. “Nosso diferencial é que não formatamos simplesmente a máquina. Fazemos a máxima restauração de dados possível”, explica. O contrato pode ser mensal (os serviços extras são cobrados à parte) ou por demanda. Atualmente, o técnico tem cerca de 20 clientes, dos quais cobra de 80 reais a 100 reais por máquina.

Onde encontrar

Computeasy
(11) 3824-6800 – www.computeasy.com.br

Computer Consulting
www.computerconsulting.com.br – (11)5062-3927

Huang Tai Yuan
(11) 3399-3363 e (11) 3276-2654

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