Home > Dicas

Retire programas indesejados

30/01/2006 às 11h49

Foto:

Muitos softwares que vieram pré-instalados em seu computador ativam automaticamente programas auxiliares quando o Windows inicia, aumentando a gama de applets que gravita na órbita do sistema operacional. Em primeiro lugar, descarte os componentes do Windows desnecessários. No XP, clique com o botão direito em Iniciar/Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas e escolha Adicionar/Remover Componentes do Windows no painel esquerdo. Essas etapas são similares em versões mais antigas do sistema operacional. Dois candidatos principais à remoção: Jogos (clique em Acessórios e Utilitários, pressione o botão Detalhes, clique em Jogos, pressione Detalhes novamente e desmarque os jogos que não quer manter) e MSN Explorer (simplesmente desmarque-o e siga as instruções do assistente). Quando terminar a operação, clique em Avançar e Concluir.

Você pode remover aplicativos bem-comportados usando o applet Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle, mas, se o programa tiver sua própria opção de remoção (provavelmente em seu submenu em Iniciar/Todos os Programas), utilize-a (imagem abaixo). Se o programa continuar aparecendo em Adicionar ou Remover Programas depois disso ou se não tiver sua própria função Undelete, selecione-o na lista Programas Instalados, clique no botão Alterar/Remover e siga as instruções. Alguns programas de segurança só têm uma opção Alterar, exigindo que a remoção seja feita por seu próprio componente de desinstalação.

Retire programas indesejados - 400x

Clique em Exibir Atualizações no alto desta janela para ver os vários patches do Windows e do Office que foram acrescentados ao seu sistema. Mas, se você remover um patch do Windows ou do Office aqui, o Windows conclui que você quer desfazer o patch em vez de apenas eliminar arquivos. É arriscado remover patches. Se você quiser se livrar dos arquivos de backup, visite www.pcworld.com.br/depoisdaatualizacao.

Às vezes, alguns programas permanecem na lista Adicionar ou Remover Programas depois que foram desinstalados. Outros insistem em executar componentes mesmo depois de terem sido removidos, e ícones de alguns programas “removidos” podem continuar aparecendo na bandeja do sistema ao lado do relógio. São as aplicações fantasmas.

Quando você deparar com o espectro de um programa, clique no botão Remover ou Alterar/Remover novamente. O Windows XP com Service Pack 2 talvez reconheça sua segunda bandeja como uma tentativa de remover a entrada da lista Adicionar ou Remover Programas e corrija o problema automaticamente. Se isso não funcionar, mude o Windows para a opção Modo de Segurança: reinicie o computador, mantenha a tecla F8 pressionada e escolha Modo de Segurança. Use a opção Alterar/Remover em Adicionar ou Remover Programas novamente. Se também não der certo, recorra à artilharia pesada. Embora você possa remover manualmente entradas empacadas com a edição do Registro (leia mais em www.pcworld.com.br/remocaomanual), a Microsoft tem uma opção muito mais completa — e menos perigosa — chamada Windows Installer Cleanup Utility. Vá ao endereço www.pcworld.com.br/windowscleanup e baixe sua cópia gratuita dessa ferramenta.

> Sem início rápido
> Coloque discos em forma
> Limpeza do registro
> Restrinja futuros downloads
> Elimine arquivos recuperados do Word
> Outlook sem teias de aranha
> Esvazie o IE

> Elimine pragas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail