Home > Dicas

Firewalls gratuitos

Proteja seu computador dos hackers

Daniel dos Santos

31/01/2006 às 19h07

Foto:

O Kerio Personal Firewall 4 Free Edition é uma versão com limitações do produto comercializado pela Kerio Technologies, destinada apenas ao uso não-comercial. O programa (em inglês ou alemão) é instalado inicialmente com todas as funções e depois de 30 dias perde algumas funcionalidades (não bloqueia scripts, anúncios ou pop-ups), mas mantém recursos como filtro de pacotes e controle de integridade. Nos testes, brecou todas as ações.

Mais amigável que o Kerio, o ZoneAlarm, da Zone Labs, traz tutorial bem didático e sua configuração é bastante fácil, mesmo estando em inglês. Ao identificar alguma atividade suspeita, ele exibe mensagens de alerta, perguntando ao usuário o que fazer. Para ajudá-lo nas decisões, traz informações adicionais da internet. Em alguns casos, porém, as dicas não ajudam a resolver o problema. Barrou todas as tentativas de ataques e manteve o computador “invisível” na internet.

O número 2004 no WyvernWorks Firewall dá uma idéia de produto ultrapassado. Mas esse software de segurança teve um desempenho razoável nos testes, brecando ataques e fechando as portas necessárias. Pena que tenha se atrapalhado em tarefas básicas, como a identificação do Internet Explorer, apontado pelo programa como um cavalo-de-tróia. Ao bloquear a suposta ameaça, o usuário perde o acesso à internet, logicamente...

Kerio Personal Firewall 4 Free Edition
Avaliação: 7
www.pcworld.com.br/keriofree

WyvernWorks Firewall 2004
Avaliação: 6
www.wivernworks.com/evaluations.html

ZoneAlarm
Avaliação: 8
www.pcworld.com.br/zonealarm

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail