Home > Notícias

Microsoft alerta sobre vírus Kama Sutra

Fabricante do Windows duvulgou alerta em seu site sobre o ataque do Nyxem, ou 'Kama Sutra', mas julga que o worm é superestimado

Robert McMillan - IDG News Service (São Francisco)

01/02/2006 às 17h32

Foto:

A Microsoft publicou um alerta de segurança para seus usuários sobre o ataque do worm Nyxem, ou "Kama Sutra", que está circulando desde a metade de janeiro e está programado para destruir vários arquivos no dia 03/02 (sexta-feira).

O alerta aconselha que seus clientes utilizem qualquer antivírus atualizado, já que a maioria deles já detecta o Nyxem, e tomem cuidado ao abrir anexos de e-mails com origem desconhecida.

Embora esteja sendo noticiado que o worm infectou milhões de computadores, a Microsoft acredita que o ataque é "muito mais limitado do que se fala e ainda não alcançou a casa dos milhões", de acordo com o comunicado do site da empresa. (clique aqui)

Na verdade, vários especialistas em segurança acreditam que a ameaça Nyxem está sendo superestimada. "Foi dada mais atenção ao fato do que mereceria", disse Russ Cooper, analista senior de segurança da informação da Cybertrust.

Para ele, o que atraiu o interesse da mídia foi o comportamento agressivo do worm (que possui comandos para destruição de arquivos) e os relatórios exaltados sobre as infecções.

Johannes Ullrich, executivo-chefe de pesquisa do instituto SANS acredita que a maioria dos usuários não precisam se preocupar com o Nyxem. "Se você for atingido, é porque existem outras vulnerabilidade além desta". Ele estima que serão infectados entre 250 mil e 300 mil usuários.

Para quem foi infectado, o dia 3 de fevereiro será inesquecível. O worm deverá sobrescrever arquivos de Word, Excel, PowerPoint e .pdf, substituindo o conteúdo por "DATA Error [47 0F 94 93 F4 K5]".

A praga se espalha por e-mail utilizando uma série de disfarces pornográficos, entre elas supostas fotos do Kama Sutra, videoclipes ilegais e detalhes secretos sobre a Miss Líbano de 2006.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail