Home > Notícias

Costa se reúne com time europeu para discutir TV digital

Representantes do padrão europeu se encontram com o grupo de trabalho que discute TV digital brasileira nesta quarta-feira (01/02)

IDG Now!

01/02/2006 às 17h39

Foto:

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou nesta quarta-feira (01/02) que espera que os representantes do sistema europeu da TV Digital apresentem inovações com relação ao seu modelo ao grupo de trabalho formado para decidir qual o padrão que será adotado pelo Brasil.

Eles se reúnem às 15 horas no Palácio do Planalto com o grupo composto por Hélio Costa e pelos ministros da Fazenda, Antonio Palocci, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

"O sistema europeu ainda é competitivo, dependendo evidentemente do que eles se propõem a oferecer nessa reunião de hoje", afirmou Hélio Costa.

De acordo com ele, o modelo europeu deve ser melhorado, principalmente, na questão da mobilidade e portabilidade. A TV Digital permitirá uma alta definição de imagens e som, transmissão sem interferências, maior variedade de canais abertos, recepção em celulares e maior interatividade.

Hélio Costa já declarou que o governo está aberto a ouvir as propostas dos representantes dos três sistemas - europeu, japonês e norte-americano -, mas que a preferência deverá ser pela tecnologia japonesa, já que ela atende mais aos interesses da TV Digital brasileira.

Na quinta-feira (02/02), o grupo de trabalho vai se reunir com os japoneses e até sexta-feira (03/02) com os americanos.

No entanto, o ministro destacou que cabe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidir qual será o melhor sistema. "A partir desta sexta-feira, acho que já tendo falado com os japoneses, europeus e americanos, o presidente estará em condições de tomar a decisão", afirmou Hélio Costa após participar de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado para discutir a implantação da TV Digital no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail