Home > Notícias

Lenovo lança laptops com wireless 3G

Os notebooks ThinkPad, adaptados para redes wireless UMTS, devem ser lançados no segundo trimestre na Europa

IDG Now!

02/02/2006 às 14h26

Foto:

A Lenovo, que comprou o segmento de PCs da IBM no ano passado, anunciou na terça-feira (31/01) planos para integrar a tecnologia de acesso em banda larga sem fio da Vodafone nos notebooks ThinkPad, incluindo os modelos T60 e o X60.

O acesso wireless utilizará a Vodafone 3G - rede móvel universal de telecomunicações (UMTS) - e o General Packet Radio Service (GPRS) nos novos ThinkPads, que estarão disponíveis na Europa a partir do segundo trimestre de 2006.

De acordo com a Lenovo, a tecnologia ThinkVantage Access Connections 4.1 irá ajudar os usuários dos laptops que são compatíveis com banda larga sem fio se conectarem automaticamente em qualquer rede wireless de alta velocidade que estiver disponível. Ela suporta conexões peer-to-peer, com e sem fio, em redes locais ou mundiais.

A empresa também afirmou que pretende integrar a tecnologia High-Speed Downlink Packet Access (HSDPA), uma versão quatro vezes mais rápida do que a UMTS, nos laptops do futuro, mas não disse quando.

A Lenovo e a Dell são as duas únicas fabricantes de hardware que estão comprometidas com o desenvolvimento de tecnologia para notebooks compatíveis com redes HSDPA. A Dell também se uniu à Vodafone para o lançamento de laptops que suportem redes HSDPA, também no segundo trimestre.

A Vodafone planeja ter redes HSDPA montadas e ativas na Europa e na Ásia por volta do meio do ano. Nos EUA, a Cingular começou a oferecer esse tipo de serviço em algumas cidades norte-americanas sob a marca "BroadbandConnect", em dezembro de 2005.

Elizabeth Montalbano - IDG News Service (São Francisco)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail