Home > Notícias

Vista terá barra lateral com miniaplicativos

Tecnologia será incorporada à próxima prévia para a comunidade e facilita o acesso a conteúdos da internet a partir do desktop

Paul Krill, InfoWorld

03/02/2006 às 13h52

Foto:

A próxima prévia do Windows Vista, programada para fevereiro, trará um barra lateral que incorpora tecnologia para adição de miniapicativos, como feeds de vídeo e áudio, no desktop.

vista-miniaplicativoEstes "atalhos", chamados de gadgets pela Microsoft, facilitarão o acesso do usuário a conteúdos disponíveis na internet, dispensando a navegação pelo browser.

É possível criar gadgets para tarefas como mapas de trânsito e de tempo, entre outras funções.

Segundo Brian Teutsch, gerente programação da Microsoft, os desenvolvedores podem usar ferramentas como o Visual Studio para criar os gadgets, usando html.

Após a demonstração da tecnologia na conferência Software Architecture Summit and Middleware Summit, na quarta-feira (01/02), Jody Kerr, arquiteto de sistemas da Wells Fargo, descreveu a novidade como "matadora para as empresas".

"acaba com a necessidade de construir uma série de aplicações web uma vez que você pode componentizá-las no desktop do funcionário", opinou.

O Windows Vista deve ser lançado até o final de 2006.

Durante o mesmo evento, a Microsoft apresentou um software apelidado de Microsoft Motion, que permite avaliar as capacidades da arquitetura de negócios de uma organização, provendo dados sobre como o negócio está se comportando em comparação com como deveria se comportar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail