Home > Notícias

Gmail faz seções de chat com Google Talk

Usuários poderão fazer trocar mensagens instântaneas pelo webmail, o Google anuncia nesta terça-feira (07/02)

Juan Carlos Perez, IDG News Service

07/02/2006 às 11h21

Foto:

O Google estreitará os laços entre o Gmail e o Google Talk, permitindo que os usuários conduzam seções de mensagem instantânea diretamente da ferramenta de webmail, a empresa planeja anunciar nesta terça-feira (07/02).

Para usar o Google Talk a partir do Gmail, o usuário não precisa de nenhum software adicional. Trata-se de um novo recurso do webmail que deve ser habilitado nesta terça-feira.

A função, limitada a usuários de língua inglesa, será completada em algumas semanas, disse o gerente de produtos Gmail Keith Coleman.

Os usuários poderão visualizar uma lista de novos contatos, a partir da qual as seções de mensagem instantânea poderão ser conduzidas.

A janela para manter a conversa se abre no browser, que pode ser o Internet Explorer, versão 6.0 e superiores, ou o Mozilla Firefox 1.0  e posteriores. O suporte a outros navegadores será oferecido no futuro.

O Google criou este recurso para endereçar a separação arbitrária que existe entre as aplicações de e-mail e mensagem instantânea, e que frustra os usuários,

Para usar o serviço de chat por voz, contudo, é necessário usar a interface de mensagem instantânea, pois, por enquanto, o Gmail apenas suportará conversas por texto.

No entanto, será um movimento lógico para o Google estender as capacidades de voz ao webmail, embora a empresa não tenha se comprometido a esse nível, disse Coleman.

As seções do Google Talk conduzidas a partir do Gmail ficarão salvas junto com as mensagens de e-mail.

Mas o usuário podle desabilitar o recurso para evitar que uma conversa seja armazenada.

A companhia lançou o Google Talk em agosto do ano passado e tornou obrigatório aos usuários da ferramenta de chat usa uma conta do Gmail.

Ambos serviços são gratuitos e estão período de testes -  ou beta.

Quando o Google Talk foi lançado, incluía uma série de links iniciais - inclusive o do Gmail, permitindo acessar a caixa de entrada sem sair da ferramenta e enviar e-mails dali.

O Google Talk também alerta o usuário quando chegam mensagens em seu e-mail e os dois services compartilham uma mesma lista de contatos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail