Home > Notícias

3GSM 2006: show de mobilidade e inovação

Novidades incluem celulares com a tecnologia HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), telefones GSM / Wi-Fi e terminais capazes de receber sinais digitais de TV

IDG News Service, Alemanha

07/02/2006 às 16h26

Foto:

Visitantes que forem ao congresso 3GSM em Barcelona, na Espanha, na próxima semana, devem se preparar para um evento que promete ser o maior de todos, cheio de novas tecnologias, serviços e dispositivos. O congresso e a exposição contarão com a presença de operadoras e fabricantes de equipamentos GSM de todo o mundo e o evento acontecerá em Barcelona depois de mais de dez anos sediado na costa do Mediterrâneo, em Cannes, na França.

Alguns dos temas em destaque no ano passado vão aparecer ao vivo e em cores nos produtos deste ano, incluindo celulares com a tecnologia HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access), telefones GSM / Wi-Fi e terminais capazes de receber sinais digitais de TV.

A japonesa NTT DoCoMo apresentará celulares HSDPA da Fujitsu, Motorola e da NEC. Os super celulares 3G são capazes de fazer downloads de dados em 3.6 Mbps, uma taxa quase dez vezes maior que as atuais redes de terceira geração.

A Nokia é uma das fabricantes que devem lançar celulares 3G/Wi-Fi em Barcelona. As empresas estão respondendo à uma demanda das teles que possuem redes fixas e móveis e querem oferecer telefones dual mode para manter seus clientes utilizando as duas operações de forma convergente.

A Samsung, por sua vez, irá lançar o primeiro celular para o mercado europeu que suporta o padrão T-DMB (Terrestrial Digital Multimedia Broadcasting), um dos dois padrões que devem ser adotados na Europa. O padrão T-DMB já é utilizado na Coréia do Sul para transmitir sinais de televisão em celulares. Ele é baseado na tecnologia digital de rádio (Digital Audio Broadcasting). O padrão de televisão móvel concorrente é o DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld), suportado por empresas como a Nokia, Motorola, NEC e Sony Ericsson.

Os softwares de código aberto, como o Linux, deverão aparecer em vários dispositivos destinados aos usuários corporativos e residenciais. A Trolltech, que em 2004 concordou em licenciar sua tecnologia Linux para as plataformas da Motorola, já confirmou que fará um anúncio durante o evento. Na parte de aplicações, o código aberto também aparecerá na tecnologia de push e-mail, outra tendência quente na área de telefonia móvel. O interesse em push e-mail vem crescendo significativamente entre operadoras e empresas, impulsionado pela popularidade do Blackberry.

Outro assunto que ainda continua quente é a tecnologia de VoIP. O Skype, que já fechou vários contratos de colaboração com operadoras móveis e fabricantes de celulares também fará um anúncio em Barcelona.

A velocidade continuará a ser um grande objetivo das comunicações móveis, principalmente para serviços de dados. Vários fabricantes apresentarão durante o evento suas soluções de redes de alta velocidade. A Nortel, por exemplo, já confirmou a demonstração de um serviço de uplink e downlink de chamadas wireless entre dois dispositivos móveis com velocidades até quatro vezes mais rápidas que as redes 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail