Home > Notícias

Decisão sobre TV digital pode sair só em março

Ministro das Comunicações diz que presidente Lula escolherá o padrão a ser adotado até o final de fevereiro ou início de março

08/02/2006 às 12h12

Foto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir, até final de fevereiro ou inicio de março, qual padrão de TV digital vai ser usado no Brasil.

O prazo foi confirmado na terça-feira (07/02) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, após participar de reunião no Palácio do Planalto com empresários norte-americanos.

Também participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Antonio Palocci, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

Entidades da sociedade civil pediram adiamento da definição. Um decreto de 2003 estipulou prazos para a definição do modelo substituto da TV analógica.

O governo federal tem até sexta-feira (10/02) para apresentar um relatório, a partir do qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá tomar uma decisão.

Os norte-americanos foram o terceiro e último grupo que apresentou ao governo brasileiro as características técnicas de seu padrão digital. Os padrões digitais europeu e japonës foram apresentados na semana passada.

Hélio Costa afirmou que saiu "satisfeito" do encontro de hoje. Mas afirmou que os norte-americanos não têm condições de atenderem de imediato os quatro requisitos exigidos pelo governo para implantar a TV digital no Brasil: mobilidade, portabilidade, interatividade e alta definição num único canal.

Os norte-americanos só poderão atender todas essas características a partir de julho deste ano, segundo Helio Costa. "Eu sinto que eles estão fazendo um bom produto, mas infelizmente não está pronto", explicou.

A decisão de qual padrão digital será adotado no País, segundo Costa, só vai ser anunciada depois que o presidente Lula se reunir com o grupo de trabalho que está analisando a questão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail