Home > Notícias

Receita começa a receber IRPF 2006 em 1º de março

Declarações entregues pela internet com número do recibo do IRPF do ano anterior ou com certificado digital terão prioridade

10/02/2006 às 18h59

Foto:

No dia 1º de março, às 14h, a Receita Federal começa a receber a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006 (ano-base 2005).

Até 28 de abril, prazo final para a entrega do IRPF 2006, a Receita espera registrar cerca de 22 milhões de declarações, informou o órgão na tarde desta sexta-feira (10/02).

Deve declarar quem teve, em 2005, rendimentos tributáveis superiores a 13.968 reais ou rendimentos não-tributáveis acima de 40 mil reais.

Em 2005, das 20,5 milhões de declarações recebidas no prazo, 20 milhões foram feitas pela internet, o que representa 98% do total.

Segurança online
Para o contribuite que envia a declaração pela internet, a Receita aumentará ainda mais o nível de segurança, passando a pedir o número do recibo da declaração do ano anterior.

Outra forma será apresentar a declaração mediante uso da certificação digital - tecnologia por meio da qual a Receita tem certeza de que o documento está sendo transmitido pelo próprio contribuinte.

Quem não tiver nem o número do recibo da declaração do ano anterior nem o certificado poderá enviar o documento da mesma forma, mas a declaração que tiver o número do recibo do IRPF anterior prevalecerá sobre outra que não trouxer a informação.

Com as medidas, a Receita espera dificultar ações mal-intencionadas como o enviar declarações em nome de outro contribuinte.

Para saber mais sobre o IRPF 2006 clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail