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Soluções rápidas para perda de conexão

Sua internet banda larga parou de funcionar de repente? Saiba o que fazer antes de chamar um técnico

Lincoln Spector – PC WORLD/EUA

10/02/2006 às 16h15

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Roteador - 200xSe a sua conexão de banda larga com a internet parou de funcionar de repente ou está instável, há alguns procedimentos rápidos que podem resolver o problema sem a necessidade de um técnico ou do serviço de suporte do provedor de acesso. Confira abaixo alguns deles.

1. Elimine ameaças vindas de fora
Se um programa malicioso infectou o seu computador e transformou o sistema em um zumbi, seu links com a internet pode estar sobrecarregado pela atividade ilegal da praga. Um PC infectado tem o potencial de bloquear o acesso à internet de toda uma rede de computadores. Portanto, a primeira coisa a fazer é atualizar todos seus sistemas de segurança (firewall, antivírus, anti-spyware) e rodar uma verificação completa para eliminar ameaças.

2. Verifique a comunicação de rede
Depois de certificar que seu PC está livre de pragas virtuais, faça um ping da conexão para verificar se a comunicação de rede está funcionando. Clique no menu Iniciar do Windows e escolha Executar. No campo Abrir, digite command /k ipconfig e tecle Enter. Na janela que se abrirá serão mostradas as configurações de rede do seu sistema. Anote o número indicado como Endereço IP.

Na mesma janela, na linha de comando, digite ping “ipadress” (substituindo “ipadress” pelo número fornecido anteriormente). Tecle Enter. Você verá, então, uma série de respostas do servidor de rede juntamente com estatísticas do tempo de resposta em milissegundos (imagem abaixo). Se o ping falhar e exibir uma mensagem como “A solicitação ping não pôde encontrar o host”, o problema então é com o seu adaptador de rede, ou com  a conexão entre seu sistema e o roteador. Digite exit e tecle Enter.

Ping - 400x

3. Verifique o roteador e os cabos
Caso o problema de conexão esteja no roteador, modem ou seja qual for o dispositivo que você utiliza para conectar seu sistema à rede, uma solução possível é simplesmente reiniciar esse aparelho. Se ele não tiver um botão liga/desliga, tire-o da tomada, espere um minuto e ligue-o de novo. Em seguida, reinicie seu computador e veja se o problema sumiu.

Outra solução possível e barata é verificar se algum cabo não foi danificado. Experimente trocar o cabo que liga o computador ao roteador ou modem. Se você trabalha em uma rede com vários computadores, troque o cabo da cada PC de cada vez. Nesse caso, verifique se o problema afeta apenas um ou todos os computadores da rede. Se todos estão fora do ar, então o problema não é no cabo, no Windows ou no hardware do computador.

4. Verifique o sinal Wi-Fi
Caso você utilize uma rede sem fio, verifique a força do sinal captado pelo adaptador wireless (normalmente a barra de tarefas do Windows exibe um ícone para verificação do sinal wireless). Se o sinal estiver fraco, remova objetos que podem obstruir a comunicação, como plantas, aquários ou coleções de CD, ou mova seu computador para mais perto do transmissor wireless.

5. Chame um técnico
Se, após essas verificações, todo o seu equipamento aparentemente funciona bem e o problema de conexão permanece, telefone para seu provedor de acesso ou chame um técnico. Se o seu roteador ou modem não foi fornecido pelo provedor, então você pode precisar entrar em contato com o fabricante do aparelho.

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