Home > Notícias

Wikipedia investiga edições do Congresso

Membros do Senado interferem na enciclopédia livre para divulgar projetos, editar suas próprias biografias e corrigir fatos

10/02/2006 às 11h49

Foto:

A Wikipedia, enciclopédia online livre produzida e editada pelos próprios internautas, está investigando as interferências de membros do Congresso norte-americano em seus artigos.

Os administradores da enciclopédia verificaram - por meio dos endereços IP, localizados em Washington, na sede do senado norte-americano - que membros do Congresso vêm alterando e, por vezes, removendo fatos dos artigos da Wikipedia.

De acordo com informações publicadas na Wikinews - boletim de notícias livre ligado à Wikipedia -, a investigação mostrou que a grande maioria das edições provenientes dos IPs do Congresso foram positivas e contribuíram com a enciclopédia, como a inclusão de programas do governo, por exemplo.

Além de dezenas de pequenas correções ortográficas e de pequenos fatos - muitos relacionados ao Senado -, mudanças nas biografias de membros do Congresso foram detectadas.

Algumas delas ocultavam fatos políticos ou episódios da atuação dos senadores que, aparentemente, não interessavam a eles que fossem divulgados.

Por outro lado, também foram registrados casos de vandalismos aos artigos referentes aos membros do Congresso, casos em que as informações originais foram restauradas posteriormente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail