Home > Notícias

Com suporte a WLAN, novo Nokia faz ligação via web

O telefone celular Nokia 6136 UMA é capaz de usar tanto redes GSM quanto uma rede de acesso WLAN

Fernanda K. Ângelo

13/02/2006 às 11h55

Foto:

A Nokia apresentou neste primeiro dia da 3GSM seu primeiro produto para redes UMA (Unlicensed Mobile Access), que utiliza technologias wireless, como WLAN (wireless local area network) ou Bluetooth para complementar a cobertura das redes das operadoras. O telefone celular Nokia 6136 UMA é capaz de usar tanto redes GSM quanto uma rede de acesso WLAN.

Paralelamente, a companhia lançou uma solução UMA para as operadoras. Com ela, as teles poderão entregar serviços de voz e dados a seus assinantes também através de uma rede de acesso WLAN, ampliando a disponibilidade de serviços móveis - usuários contarão com uma conectividade mais segura em ambientes com baixa qualidade de sinal para celulares. A Orange, uma das principais operadoras celulares do mundo, será o cliente inicial desta nova solução.

"Acreditamos que os desenvolvimentos tecnológicos apresentados aqui hoje serão a base para a criação de serviços de telefonia celular mais velozes, econômicos e simples de usar", diz Jorma Ollila, CEO e presidente da Nokia.

O Nokia 6136 traz ainda os recursos de media existentes nos mais modernos aparelhos atualmente no mercado, como câmera fotográfica (de 1,3 megapixel). O modelo também é um dos primeiros no mercado a utilizar o recém-lançado micro cartão de memória SD.  A fabricante finlandesa também lançou outros dois aparelhos celulares durante o 3GSM: o Nokia 6131 e o Nokia 6070, ambos GSM para o mercado médio.

*A repórter Fernanda K. Ângelo viajou para Barcelona a convite da VeriSign.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail