Home > Notícias

Office 12 é rebatizado de Office 2007

Esperada para o final do ano, a nova edição da suíte de aplicativos da Microsoft traz sete versões e torna-se mais colaborativa

IDG Now!

16/02/2006 às 11h16

Foto:

A Microsoft deve anunciar nesta quinta-feira (16/02) o esperado pacote de preços e marcas para a próxima versão da suite de aplicativos Office, esperada para o final deste ano.

O produto, que tinha o codinome Office 12, será rebatizado de Office 2007, mas os preços não devem mudar nem para o varejo nem para o corporativo, embora a companhia tenha preparado mudanças nos modelos de pacotes, segundo Parri Munsell, gerente de programa do grupo Information Worker, da Microsoft.

Segundo o executivo, as mudanças refletem uma tentativa de tornar o Office uma suíte mais colaborativa, conectando os funcionários de uma organização por meio das aplicações que utilizam.

Serão lançadas sete versões do Office 2007, incluindo um novo pacote - o Office Enterprise 2007 -, e outros dois pacotes que foram rebatizados.

O Microsoft Office Professional Plus 2007 será equivalente ao antigo Office Professional Enterprise Edition 2003, enquanto o Office Home and Student 2007 é a atualização do Office Student Teacher 2003, disse Munsell.

As outras quatro versões do sistema são: Office Professional 2007, Office Small Business 2007, Office Standard 2007 e Office Basic 2007.

A versão Professional Plus será a mais utilizada pelos clientes corporativos, segundo Munsell. Além das aplicações hoje disponíveis na suíte - como Excel, Word, PowerPoint, Access e Outlook -, a nova edição vai incluir pela primeira vez o Office Communicator, aplicação de mensagem instantânea corporativa da Microsoft.

Já o Enterprise 2007 oferece tudo que está incluso no Professional Plus, além do Office Groove 2007 (tecnologia corporativa de compartilhamento peer-to-peer) e o Office OneNote 2007, para digitar notas e gravar voz simultaneamente.

Tanto o Professional Plus quanto o Enterprise 2007 só poderão ser adquiridos por meio do programa de licenciamento por volume, no qual os preços são determinados de acordo com cada cliente, segundo Munsell.

Para ajudar os clientes a adquirirem algumas das novas licenças que serão necessárias para usar os recursos de colaboração do Office 2007, a Microsoft oferecerá uma nova Enterprise Client Access License (CAL).

A atual CAL, que inclui licenças do Windows, Exchange e Office, passará a incluir licenças para produtos como o Live Communications Server e o Windows Rights Management Services.

A Microsoft também vai acrescentar um novo software de servidores à família Office. Os servidores de portal e gerenciamento de conteúdo serão fundidos em um único servidor, chamado Office SharePoint Server 2007.

Além disso, a empresa vai oferecer o Office Forms Server 2007 para garantir aos usuário da suíte Office a capacidade de publicar formulários para um servidor para que não tenham que comprar o SharePoint Server e toda a sua tecnologia de gerenciamento de conteúdo, se não precisarem dela.

Outra novidade é o Office Project Portfolio Server, complementar ao atual Office Project Server, que acrescenta a capacidade de gerenciar o ciclo de múltiplos projetos ao invés da habilidade de executar somente um.

Elizabeth Montalbano, editora do IDG News Service em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail