Home > Notícias

Microsoft enfrenta novo processo de antitruste

Empresa de computadores Tangent, da Califórnia, processa Microsoft por práticas comerciais injustas nos Estados Unidos

20/02/2006 às 11h39

Foto:

Uma companhia de serviços de computação e hardware entrou com uma ação civil federal contra a Microsoft nos Estados Unidos, acusando a empresa de continuar a violar as leis de antitruste.

A Tangent Computer, da Califórnia (EUA), alega no processo datado de 14 de fevereiro que a Microsoft emprega práticas para "evitar e destruir a competição" aumentando o preço do seu software para níveis "supracompetitivos".

Tais praticas consistem na violação da seção 2 do Sherman Act, lei federal dos Estados Unidos que proíbe o monopólio e a competição injusta, argumenta a Tangent.

O processo, aberto na Corte Distrital do Norte da Califórnia, pede que o valor dos danos seja determinado pelo juri durante o julgamento.

A Tangent produz desktops, notebooks, servidores e thin clients para área de educação e governo, e também atende o corporativo, diz o processo.

No site da Tangent, a empresa é identificada como parceira certificada da Microsoft (Microsoft Certified Partner), o que significa que participa de um programa que oferece capacitação e incentivo às empresas que trabalham com softwares da companhia.

A ação aborda todo o extenso histórico de práticas competitivas da Microsoft desde a década de 80 até o presente. O documento acusa a Microsoft de ter imposto seu próprio formato de gerenciamento do direito digital para favorecer o uso do Media Player, privilegiando também o uso do seu sistema operacional.

A nova ação aparece em um momento em que a Microsoft está às voltas com as repercussões de um processo de antitruste na Europa que pode lhe render uma multa diária de 2 milhões de euros, por não ter cumprido as exigências da Comissão Européia.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail