Home > Dicas

A dez passos da proteção

Se você tiver uma hora livre, reforce as portas de seu computador contra ameaças da internet, novas e antigas

21/02/2006 às 19h36

Foto:

A cada nova onda de vírus de computador, espiões e spam, talvez você sinta vontade de tirar o pó da boa e velha máquina de escrever. Mas a segurança virtual pode ser eficaz sem ser uma tarefa árdua. Para manter seu equipamento, seus programas e seus dados seguros contra ameaças atuais e futuras, separamos essas dez dicas rápidas e fáceis.

1. CORRIJA AUTOMATICAMENTE
Certifique-se de que o Windows esteja ajustado para atualizar a si mesmo. No XP, clique em Iniciar/Painel de Controle/Central de Segurança (se você estiver no modo de exibição por categoria)/ Atualizações Automáticas. No 2000, escolha Iniciar/Configurações/Painel de Controle/Atualizações Automáticas. Em ambas as versões, verifique se a opção Automática (Recomendado) está selecionada. O Windows pode informá-lo antes de baixar um update ou você mesmo pode instalá-lo manualmente. Os passos e as opções são ligeiramente diferentes no Windows 98 e Me.

2. NÃO ESPERE PELO WINDOWS
Se seu computador está desligado há mais do que apenas alguns dias, não espere que a atualização automática do Windows apareça. Faça do site Windows Update sua primeira parada na internet. Além disso, pode haver um atraso entre um patch ficar disponível e o Windows Update oferecê-lo a você. A Microsoft libera patches do Windows na segunda terça-feira de cada mês. Para se garantir, procure atualizações manualmente a cada duas semanas. E não se esqueça de ajustar suas ferramentas antivírus e anti-spyware para que sejam atualizadas automaticamente (ou procure atualizações por conta própria).

3. USE O MONITOR DE SEGURANÇA DO XP
O acréscimo mais bem-vindo do Windows XP Service Pack 2 é o Windows Security Center, que alerta você quando a proteção por firewall e antivírus do seu computador está desabilitada ou desatualizada. Ainda assim, o firewall do próprio XP só protege seu computador de pragas que chegam – não o alerta para tráfego suspeito que sai. Recomendamos que você desabilite o firewall do XP e use o da Zone Labs (ZoneAlarm) ou de qualquer outro fornecedor que proteja nas duas direções.

4. EXIBA EXTENSÕES

Alguns vírus disfarçam-se de tipos de arquivo inofensivos, acrescentando uma extensão fictícia perto do fim do nome – funnycartoon.jpg.exe, por exemplo – na esperança de que seu sistema esteja ajustado para ocultar tais extensões (o padrão no Windows XP e no 2000). Você vê “.jpg”, mas não “.exe”. Para facilitar a detecção desses espertalhões, abra o Windows Explorer ou qualquer janela de pasta e clique em Ferramentas/Opções de Pasta/Modo de Exibição. Certifique-se de que a opção Ocultar as Extensões dos Tipos de Arquivos Conhecidos esteja desmarcada.

DICA EXTRA
Para obter o panorama mais completo do seu setup do Windows, marque Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e desmarque Ocultar Arquivos Protegidos do Sistema Operacional (Recomendado).

5. RESGUARDE O INTERNET EXPLORER
Muita gente acha o nível de segurança Médio do IE 6 condescendente demais com controles ActiveX, outros programas pequenos e scripts. ActiveX e JavaScript possibilitam recursos da web úteis, como formulários de pedidos e scans de segurança, mas também executam código malicioso e proporcionam acesso de ameaças ao seu sistema. Para tornar o IE mais seguro, clique em Ferramentas/Opções da Internet, abra a guia Segurança e pressione o botão Nível Personalizado, selecione Alto no menu drop-down na parte inferior da caixa de diálogo Configurações de Segurança e clique em Redefinir, Sim e OK. Infelizmente, ajustar o IE para a configuração de segurança Alto pode fazer o navegador desencadear uma saraivada de alertas e pop-ups com pedido de permissão toda vez que você visita um site. A solução é acrescentar os sites que você acessa com freqüência à lista Sites Confiáveis: escolha Ferramentas/Opções da Internet/Segurança, clique no ícone Sites Confiáveis e depois no botão Sites. Digite o endereço que quer visitar sem ter problemas, clique em Adicionar e repita o mesmo procedimento conforme necessário. Não se esqueça de desmarcar a opção Exigir Verificação do Servidor (https:) Para Todos os Sites Desta Zona. Quando terminar, clique em OK duas vezes.

6. DEIXE O FIREFOX MAIS SEGURO

A única maneira de bloquear JavaScripts site por site no navegador gratuito Firefox, da Mozilla Foundation, é baixar e instalar o add-in NoScript, criado por Giorgio Maone. O NoScript coloca um alerta na parte de baixo de todas as páginas web visitadas que usam JavaScript. Clique na barra para ver opções para autorizar scripts no site (permanentemente ou temporariamente), bloquear scripts e outras operações. O programa também abafa animações Flash e outros plug-ins do Firefox, mas lembre-se de que, se ficar sem Flash, você perderá parte do conteúdo mais rico da web. O NoScript é gratuito, mas o autor aceita doações em www.noscript.net.

7. TRATE LINKS DE E-MAIL COM CUIDADO
Se um vírus infectar seu computador, é provável que ele tenha pegado carona em um e-mail. Para reduzir o risco de uma contaminação desse modo, não clique em links em mensagens suspeitas (o texto na mensagem pode mascarar o verdadeiro endereço na web). Digite a URL na barra de endereço do seu navegador manualmente ou vá à página inicial do site e navegue para a página em questão.

8. ESQUADRINHE ANEXOS
Examine cada anexo de email que você receber com um software antivírus antes de abri-lo. Em vez de dar um duplo clique no anexo para abri-lo instantaneamente, salve o arquivo em um disco no computador, abra o Windows Explorer, clique com o botão direito no arquivo e escolha a opção para varrê-lo em busca de vírus. Melhor ainda, ajuste seu software antivírus para varrer automaticamente e-mail recebido e enviado.

9. FECHE O PAINEL DE VISUALIZAÇÃO
Algumas mensagens nocivas só precisam ser abertas na janela de visualização do programa de e-mail para fazer o trabalho sujo. Por isso recomendamos que você feche esse painel em todas as caixas de entrada. No Outlook 2003, clique em Exibir/ Painel de Leitura/ Desativar (imagem abaixo). No Outlook Express 6, clique em Exibir/Layout e confirme se a opção Mostrar Painel de Visualização está desmarcada. No Thunderbird 1,5, clique em Exibir/Layout e confirme se a opção Painel de Mensagem está desmarcada (ou pressione a tecla F8 alternadamente para ativar e desativar o painel de visualização).

10. LEIA E-MAILS EM TEXTO SEM FORMATAÇÃO
Tendo em vista que muitas pragas de e-mail se apóiam em código HTML para atingir suas metas, você pode detê-las vendo suas mensagens como texto sem formatação. No Outlook 2003, clique em Ferramentas, selecione Opções, abra a guia Preferências, clique no botão Opções de Email e marque Ler Todos os Emails Padrão Como Texto Sem Formatação. No Outlook Express 6, escolha Ferramentas/ Opções/ Ler e clique em Ler Todas as Mensagens em Texto Sem Formatação. No Mozilla Thunderbird, selecione Exibir/ Formatação Como/ Sem Formatação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail